Papa deixa alerta para potenciais problemas da Inteligência Artificial

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Inteligência Artificial, mais que nunca, está na ordem do dia. Esta ganhou maior popularidade com serviços como o ChatGPT, mas isso trouxe também alguns perigos para quem a usa no dia a dia. Esta terça-feira, o Papa Francisco teceu considerações importante sobre a mesma.

Num comunicado do Vaticano, o representante máximo da Igreja Católica afirma que a tecnologia possui “possibilidades disruptivas”, mas não deixa de lembrar também os seus “efeitos ambivalentes”.

Papa Francisco
Papa Francisco. Crédito: Unsplash

Este alerta surge em antevisão ao 57.º Dia Mundial da Paz da Igreja Católica. Na mensagem partilhada oficialmente pelo Vaticano, o Papa refere “a necessidade de estar vigilante e trabalhar para que uma lógica de violência e discriminação não crie raízes na produção e uso de tais dispositivos, à custa dos mais frágeis e excluídos”.

Papa Francisco refere "urgência de orientar conceito e uso" da IA

O Papa Francisco refere ainda a “urgência de orientar o conceito e o uso da inteligência artificial de forma responsável”. Dessa forma, o mesmo poderá exigir “que a reflexão ética se estenda ao âmbito da educação e do direito”.

É bom recordar que o Papa Francisco já se havia considerado um “desastre” no que a tecnologia dia respeito em 2015, não sabendo inclusive mexer num computador. No entanto, chefe máximo da Igreja Católica considera a Internet, redes sociais e mensagens de texto “um presente de Deus.

Recorde-se que o Papa Francisco marcou presença em Portugal no início deste mês de agosto, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude no nosso país.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.