Pais não usam controlos parentais do Facebook e Instagram

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

Nos últimos anos, a Meta introduziu cerca de 50 ferramentas com foco na segurança infantil no Facebook e no Instagram. Mas segundo o chefe de assuntos globais da Meta, Nick Clegg, poucos pais e responsáveis estão a utilizar essas funcionalidades.

A declaração vem num momento no qual a pressão regulatória está a crescer sobre as empresas de tecnologia para proteger as crianças e os jovens de conteúdo prejudicial. Recentemente o governo australiano anunciou planos para proibir os adolescentes mais novos de acessar as redes.

Como contornar a falta de iniciativa das famílias

instagram contas adolescentes
Controlos parentais lançados nas novas Contas Adolescentes, recentemente anunciadas pela Meta para o Instagram (Imagem: Divulgação / Meta)

A revelação foi feita por Clegg durante um evento organizado pela Chatham House em Londres, conforme noticiou o The Guardian. Segundo o ex-vice-primeiro-ministro do Reino Unido, há um "pequeno problema comportamental" no que condiz à utilização dos recursos de controlo parental e proteção aos jovens.

“Uma das coisas que descobrimos… é que mesmo quando construímos esses controles, os pais não os usam. [...] Então temos um pequeno problema comportamental, que é: nós, como uma empresa de engenharia, podemos construir essas coisas e então dizemos em eventos como este 'Demos aos pais opções para restringir a quantidade de tempo que as crianças ficam online'. Os pais não utilizam isso”, explicou Clegg.

Embora a Meta tenha afirmado que há evidências de que as suas redes sociais registam uma experiência positiva para a "esmagadora maioria dos jovens", denúncias de casos de suicídio entre jovens após serem expostos a conteúdo prejudicial nas plataformas fez com que novos cuidados fossem exigidos da empresa.

contas adolescentes Instagram

Talvez como uma tentativa de driblar a possível falta de conhecimento das famílias sobre a existências dos recursos, a Meta anunciou no último dia 18 o lançamento das Contas Adolescentes no Instagram.

O novo formato da rede social contará com proteções integradas e vai incluir os adolescentes já presentes na plataforma automaticamente. As definições de segurança só poderão ser alteradas com permissão dos pais ou responsáveis.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.