A SIBS (MB Way), Bancomat (Itália) e Bizum (Espanha), líderes nos serviços de pagamentos móveis nos seus países, uniram-se num acordo histórico. Assinaram uma Carta de Intenções para implementar a interoperabilidade entre as suas plataformas, abrindo caminho para pagamentos instantâneos transfronteiriços simples, convenientes e seguros.
Este acordo pretende criar um mercado de pagamentos pan-europeu sólido e robusto. A interoperabilidade entre as soluções de pagamento existentes seguirá as normas de pagamento instantâneo SEPA, alavancando as melhores soluções de pagamento móvel.
O foco é interligar as três principais soluções de pagamentos. O MB Way, Bancomat Pay e Bizum, em que milhões de utilizadores confiam, que deixam a porta aberta para outras soluções de pagamento europeias se juntarem no futuro.
MB Way, Bancomat Pay e Bizum são utilizados por mais de 42 milhões de pessoas
O MB Way, Bancomat Pay e Bizum já oferecem serviços P2P e P2B. São utilizados por 42,7 milhões de pessoas, que efetuaram 1,47 mil milhões de pagamentos em 2023, nos três países. O acordo visa desenvolver a interoperabilidade P2P já em 2024, estabelecendo princípios de cooperação entre as plataformas como um primeiro passo para futuras integrações.
A CEO do Grupo SIBS, destaca a importância deste passo para alcançar a interoperabilidade entre as principais soluções de pagamento móvel europeias. "Esta parceria vai permitir aos utilizadores em Portugal enviar e receber dinheiro instantaneamente de/para um número de telemóvel espanhol ou italiano", afirma Madalena Cascais Tomé.
Oscar Occhipinti, CMO do Bancomat, expressa orgulho pelo Bancomat Pay dar mais um passo em direção à interoperabilidade europeia. "Este é o caminho certo para criar uma verdadeira rede alternativa pan-europeia", enfatiza.
Ángel Nigorra, CEO da Bizum, refere-se à aceitação generalizada dos métodos de pagamento digitais, salientando que "fazer um bizum" tornou-se parte do quotidiano em Espanha. "Com este acordo, a Bizum pretende criar uma solução para todas as necessidades de pagamento dos cidadãos europeus", declara.
Este acordo entre a SIBS, Bancomat e Bizum marca um momento decisivo na história dos pagamentos móveis na Europa. Resta agora perceber quais serão os efeitos práticos e se mais serviços de outros países se juntarão a esta parelha.
Editores 4gnews recomendam: