Os pagamentos contactless (sem contacto) chegaram finalmente ao Metropolitano de Lisboa. Desde esta quarta-feira, 28 de junho, passa a ser possível validares uma viagem neste transporte da capital apenas com o encosto em toda a rede de metro.
Podes fazê-lo recorrendo a um cartão, mas também a um smartphone ou smartwatch onde faças habitualmente os pagamentos. Onde normalmente passas o cartão do metro, bastará encostares o cartão bancário ou dispositivo e a viagem está validada. À saída é repetir o processo com o mesmo dispositivo.
A novidade foi avançada pelo Metro de Lisboa nas redes sociais, e no vídeo abaixo podes ver como é o processo explicado de forma simples. De realçar que esta modalidade tem um custo de 1,65 € por viagem.
Paga com cartão, Apple Pay ou Google Pay as tuas viagens no Metro de Lisboa sem contacto
Para a apresentação da novidade, o Metro e a Visa juntaram-se na estação da Alameda onde foi apresentada a solução contactless. O projeto tem também a colaboração da INDRA, Cybersource, Littlepay e Unicre.
“Trata-se de uma modalidade de pagamentos de títulos que não envolve transações em numerário, nem perda de tempo para adquirir o bilhete ou carregar o cartão Viva Viagem”, afirma Vítor Domingues dos Santos, Presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa.
Esta possibilidade destina-se principalmente aos utilizadores que não tenham passe, para não terem de inserir cartões ou digitar códigos nos terminais para pagar as viagens. Além de poderes usar o teu cartão bancário, podes pagar com tecnologias como o Apple Pay ou Google Pay.
Cartões VISA, VPAY, Europay e Mastercard são aceites no Metro de Lisboa
Embora esta novidade surja de uma parceria com a Visa, poderás usar também cartões VPAY, Europay e Mastercard. Caso uses um destes dispositivos, garante que tens bateria à saída ou podes ser considerado passageiro sem título de transporte.
É bom realçar que se validaste a tua entrada com o cartão, deverás validar a saída com o mesmo cartão. A mesma situação aplica-se aos telemóveis e smartwatches. Além disso, é obrigatória a validação de um cartão por passageiro.
Caso te seja pedida confirmação por um fiscal, só terás de fazer a verificação com o cartão ou dispositivo com que fizeste o pagamento, e não existem custos adicionais por usares o serviço. Por enquanto não existe o chamado daily cap, onde deixa de ser cobrado o valor após x viagens diárias.
Editores 4gnews recomendam: