Uma cadeia de padarias no Japão decidiu empregar Inteligência Artificial (IA) para um propósito peculiar: descobrir o "sabor do amor". Em colaboração com a empresa japonesa de eletrónica NEC Corp, a padaria Kimuraya, a mais antiga do país, desenvolveu o "Ren AI Pan", ou seja, o "pão romântico de IA".
De acordo com o anúncio feito pelas duas empresas, a IA foi utilizada para analisar conversas de um programa de televisão de namoro reality show e letras de músicas com referências a frutas e doces. A partir desses dados, a parceria criou cinco sabores para o "pão romântico".
"Pão romântico" evoca sentimentos ligados ao amor
Conforme explicado no comunicado, a análise realizada pela IA identificou cinco sentimentos-chave do romance: quando o casal se conhece, primeiro date, ciúme, desgosto e amor mútuo. Foi a partir desses sentimentos que surgiram os sabores do adorável pão cozido a vapor.
A decisão de trazer esta inovação foi motivada, segundo as marcas, pelo que perceberam nas suas pesquisas de mercado: um número crescente de jovens afirma não estar interessado em ter relacionamentos românticos. Assim, a proposta dos novos pães foi proporcionar a esses jovens alguns dos sentimentos associados ao estar apaixonado.
Para a sua criação, foram analisadas 15 horas de imagens extraídas de um reality show japonês chamado Today I Fell In Love e 35 mil músicas relacionadas ao amor e à comida de um banco de dados japonês.
A partir daí, a IA atribuiu "pontuações emocionais" às conversas e letras, e criou um mapa visual que combinava as diferentes fases do amor com alimentos e sabores específicos. E, claro, o elemento humano completou o processo para fabricar o pão.
“A seleção dos ingredientes foi feita por IA, mas o nosso papel era transformá-los em pão. Prestamos atenção às cores usadas para expressar visualmente emoções românticas e procuramos uma aparência vibrante e pop para o pão do amor”, disse Yuki Kitazawa da padaria Kimuraya.
Os 5 sabores do "pão romântico"
- Encontro fatídico: este pequeno pãozinho conta com um aroma de algodão doce para representar a "doce e arejada" emoção do primeiro momento de amor.
- Primeiro date: o pão do primeiro encontro traz toques cítricos, como limão e casca de laranja.
- Ciúme: este pão tem gosto de batata doce roxa, óleo de trufas e passas.
- Lágrimas de desgosto: embora esta emoção não seja boa, os clientes podem gostar do aroma de cidra de maçã e uvas.
- Amor Mútuo: este pão traz uma mistura agridoce de mel, pêssego e fruta do dragão.
A linha de "pão romântico" começou a ser vendida no dia 1 de fevereiro em supermercados da região japonesa de Kanto e na loja online da Kimuraya Bakery.