Outra vez! IA de imagens da Meta também falha a gerar imagens com pessoas

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Em dezembro, a Meta lançou a sua plataforma de geração de imagens através de Inteligência Artificial (IA). Chama-se “Imagine” e tem dado que falar por algumas confusões raciais feitas na plataforma.

Aparentemente, quem notou isso pela primeira vez foi o The Verge. A fonte de informação referida reparou que a ferramenta não consegue criar imagens de um homem asiático com uma mulher branca.

A jornalista Mia Sato, do The Verge, tentou criar imagens interraciais várias vezes. De acordo com a Gizmodo, foram mesmo “dezenas” com instruções bastante claras. Contudo, o “Imagine” não foi capaz de atender ao pedido.

Posteriormente, também o Gizmodo tentou obter uma imagem de um homem asiático e uma mulher branca. O resultado foi exatamente o mesmo da jornalista do The Verge. Com base nos pedidos, apenas foi possível criar uma junção entre homem e mulher com traços asiáticos.

Casal interracial The Verge
Exemplo criado pelo The Verge através do Imagine (via The Verge)

A plataforma permite outras combinações raciais

Recorde-se que outras combinações raciais são integradas de forma mais fácil. A plataforma permite criar, por exemplo, imagens de um homem preto e de uma mulher branca. Também é possível criar representações de um homem branco e uma mulher asiática.

Mesmo assim, a combinação particular de homem asiático e mulher branca não era gerada. O relato feito por Mia Sato causou alguma estranheza nos leitores. Isto porque a plataforma consegue gerar casos bem mais improváveis e irrealistas.

Recorde-se que não é a primeira vez que se ouve falar em confusões raciais por parte de plataformas de IA. Recentemente, o Google Gemini representou soldados nazis negros, por exemplo. Aquando da polémica, a Google interrompeu a plataforma, para resolver alguns problemas.

É possível que a Meta venha a resolver o problema em questão, mas entretanto a situação tem causado alguma perplexidade no público. A CNN relata um pedido que fez para criação de um casal interracial. De acordo com a fonte, a resposta terá sido “Esta imagem não pode ser gerada. Por favor, tente outra coisa”.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.