Os teus posts do Reddit vão gerar conteúdo de IA

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

De acordo com um relatório da Bloomberg, o Reddit assinou um contrato com uma empresa de Inteligência Artificial (IA), cujo nome não é conhecido, para que esta faça os seus testes com os conteúdos da plataforma. O protocolo pode estar relacionado com o aproximar da introdução da Oferta Pública Inicial (IPO).

Recorde-se que, há pouco tempo, o Reddit havia explicitado a intenção de fazer o negócio, num valor de cerca de 55 milhões de euros, deixando aberta a porta a possíveis investidores. À luz do que é referido pela Bloomberg, espera-se que o contrato em questão possa servir de referência para contratos futuros com outras empresas de IA.

Os próximos podem ser a CNN e a FOX

RedditLogo AI
Imagem Ilustrativa (via Pexels)

Ainda que o acordo seja uma novidade, não é propriamente a primeira vez que vemos algo semelhante a acontecer. Recentemente, empresas como a editora germânica Axel Springer ou a Associated Press haviam celebrado um protocolo semelhante com a OpenAI. Especula-se, ainda, que os próximos nomes grandes na lista possam ser a CNN, FOX e Time (via Ars Technica).

Este novo modus operandi marca uma ligeira diferença em relação ao que costumávamos ver. Antes, as empresas de IA usavam conteúdo sem qualquer tipo de permissão. Neste momento, parte desse conteúdo já é licenciado e com a conivência das entidades estudadas.

IA poderá dar uma grande receita ao Reddit

Há cerca de um ano, o CEO do Reddit, Steve Huffman, já tinha deixado a ideia de cobrar às empresas de IA por aceder a conteúdo da plataforma. Algum tempo depois, parece que, afinal, não era só uma ideia. Desta forma, é bem possível que, num futuro próximo, os posts que já fizeste no Reddit sejam utilizados para criar imagens, textos e vídeos de IA.

Como dito no início, ainda não há confirmação de qual é a empresa de IA em questão. Contudo, uma coisa é certa: o crescimento exponencial da IA pode dar um grande boost ao Reddit. De acordo com a mesma fonte de informação, espera-se que as receitas possam atingir os 4,6 mil milhões de euros. Coisa pouca, certo?

Num valor não tão astronómico, mas ainda assim significativo, no ano de 2023, o Reddit obteve receitas na ordem dos 740 milhões de euros. Como refere a Ars Technica, o valor em questão representa um aumento de 20% face ao ano de 2022.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.