Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Os Apple Glasses podem ser a revolução dos óculos inteligentes: eis o motivo

Os futuros Apple Glasses poderão alternar entre visionOS e iOS, prometendo uma integração total com o ecossistema Apple.

Os Apple Glasses podem ser a revolução dos óculos inteligentes: este é o motivo
(Imagem criada por inteligência artificial/ ChatGPT)

Após o lançamento dos Meta Ray-Ban Display, surgiram novas informações sobre o futuro concorrente direto dos óculos inteligentes da Meta. Na mais recente coluna de Mark Gurman — uma das fontes mais fiáveis em temas relacionados com a Apple — o jornalista revela que os Apple Glasses permitirão alternar entre diferentes sistemas operativos, algo inédito neste tipo de wearable. No entanto, essas informações dizem respeito à segunda geração do dispositivo.

Citando fontes próximas do assunto, o jornalista da Bloomberg explica que a primeira geração dos óculos inteligentes virá de fábrica com o visionOS, o sistema operativo do Vision Pro, para que “todo o trabalho neste software não seja em vão” — até porque o headset de realidade mista da Apple não teve o desempenho de vendas esperado pela empresa e foi alvo de críticas por parte de muitos utilizadores.

No futuro, contudo, os dispositivos poderão operar uma “versão completa” do visionOS quando ligados a um Mac, e aceder a uma interface semelhante ao iOS quando emparelhados com um iPhone.

Esta característica tornará os Apple Glasses muito mais interessantes e, ao que tudo indica, será especialmente útil para os utilizadores que não estão habituados ao sistema operativo de realidade do Vision Pro, mas sim ao iOS, mais usado no dia a dia.

Como observa o Digital Trends, a expectativa é que, ao serem ligados ao Mac, os Apple Glasses possam oferecer uma estação de trabalho em realidade aumentada (AR), com recursos específicos para os computadores da marca. Já quando conectados a um dispositivo móvel, como um iPhone, os óculos inteligentes deverão permitir atender chamadas, enviar mensagens em viva-voz e utilizar ferramentas de inteligência artificial.

Vale recordar que, anteriormente, Gurman afirmou que a Apple estava a trabalhar para integrar as capacidades de IA do Apple Intelligence nos seus futuros óculos de realidade aumentada. Assim, estes seriam capazes de “analisar o ambiente envolvente e fornecer informações ao utilizador”.

A expectativa é que a IA do wearable funcione de forma semelhante ao recurso Inteligência Visual do Apple Intelligence presente no iOS — capaz de analisar imagens captadas pela câmara do dispositivo, identificar objetos como animais, plantas e cartazes de eventos, e apresentar informações adicionais ao utilizador.

E tu? Achas que os futuros Apple Glasses vão destronar os óculos da Meta? Que funcionalidade gostarias de ver num par de óculos de realidade aumentada que te faria querer comprá-los? Conta-nos nos comentários abaixo.

Apple iPhone 16 de 256 GB
889,00 €Amazon
989,00 €-10%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
 William Schendes
William Schendes
Jornalista e criador de conteúdos, escreve sobre tecnologia, videojogos e cibersegurança desde 2022. No 4gnews, escreve sobre as novidades do mundo tech, mas anteriormente já produziu de tudo um pouco: reviews, reportagens, artigos especiais e tutoriais.