Algumas unidades iniciais Apple Vision Pro começam a ser devolvidas

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A promessa de revolucionar a experiência de realidade aumentada e virtual com o lançamento do Vision Pro pela Apple gerou uma onda de entusiasmo nas últimas duas semanas. No entanto, a expectativa deu lugar à desilusão de alguns. Isto porque alguns dos primeiros compradores começam a devolver o seu equipamento às lojas da Apple.

O Vision Pro chegou ao mercado a prometer ser o próximo grande salto tecnológico. Sam Altman, da OpenAI, chegou mesmo a compará-lo ao impacto do iPhone no mundo da tecnologia. No entanto, esta comparação parece ter perdido rapidamente o seu brilho.

Peso e dores de cabeça entre as razões de devolução

Apesar da sua apresentação prometedora e das funcionalidades inovadoras, muitos utilizadores encontraram motivos para a desilusão. Desde o preço proibitivo de 3 500 dólares até aos relatos de desconforto físico, incluindo dores de cabeça e no rosto, durante o uso prolongado do dispositivo.

I totally agree. Weight and discomfort was my main reason for returning

— Ben Schmanke (@schmanke) 13 de fevereiro de 2024

A reduzida disponibilidade de aplicações e a limitada utilidade prática do dispositivo foram críticas recorrentes entre os compradores descontentes. A ausência de uma aplicação da Netflix é apenas um exemplo da hesitação dos desenvolvedores em abraçar a plataforma.

This week I bought an Apple Vision Pro, but sadly have to return it. It gave me a bad headache and motion sickness, but I don't think it was the Vision Pro's fault. I was born cross-eyed and had surgery when I was 2 to "cosmetically" correct it. I can only use one eye at a…

— Adam Preiser (@adampreiser) 8 de fevereiro de 2024

A história ensina-nos que até os produtos mais revolucionários enfrentam desafios iniciais. Assim aconteceu com o iPhone nos seus primeiros dias. No entanto, o Vision Pro enfrenta o desafio adicional de convencer um público já saturado de tecnologia e do facto de esta ser indispensável.

Can’t wait to return the Vision Pro, probably the most mind blowing piece of tech I’ve ever tried.Can’t deal with these headaches after 10 minutes of use though.

— Rjey (@RjeyTech) 14 de fevereiro de 2024

A devolução em massa do produto é simbolizada pelas imagens e publicações de utilizadores descontentes nas redes sociais. Não devemos olhar para isso como um fracasso para os Apple Vision Pro. É um produto de primeira geração, que não justificará o valor para todos os interessados. E quando não se está satisfeito, é para isso que servem os 14 dias com possibilidade de devolução.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.