Foi durante a última edição da Google I/O que ficamos a conhecer uma grande remodelação da plataforma Wear OS, graças à união com a Samsung, criada inicialmente pela Google para correr em smarwatches e outros wearables.
Com efeito, a tecnológica sul-coreana trouxe os melhores elementos do seu TizenOS, também ele concebido para correr em relógios inteligentes, para a plataforma WearOS da Google e o primeiro produto onde estará presente será o OPPO Watch 2.
O "novo" WearOS surgiu da união entre a plataforma da Google e o TizenOS da Samsung
A notícia foi avançada em primeiro lugar pelo portal chinês que avança várias das especificações técnicas do produto.
De acordo com o seu relato, o relógio utilizará o processador Snapdragon Wear 4100 da Qualcomm, uma das plataformas móveis mais comuns neste nicho de mercado. Este chip usa uma litografia de 12 nm e foi apresentado em julho de 2020.
Sabemos ainda que o novo smartwatch OPPO será acompanhado por um co-processador Apollo 4s. O chipset secundário ficará encarregue de tarefas específicas como, por exemplo, o acompanhamento da atividade física do utilizador.
O OPPO Watch 2 seguirá os traços gerais do Apple Watch
Acima vemos um dos primeiros teasers do OPPO Watch 2 que nos dão a silhueta completa do smartwatch. Vemos, assim, que o produto seguirá o design geral e formato padrão do Apple Watch, uma das figuras dominantes do mercado.
Ainda de acordo com os teasers, a fabricante dá a entender que o novo relógio terá uma melhor autonomia de bateria. Ficamos também a saber que o anúncio do produto deve ocorrer durante a segunda metade do ano, provavelmente em setembro.
Entre as suas especificações técnicas contamos também com 16 GB de armazenamento interno. A conetividade será garantida pela inclusão de um eSIM com suporte para LTE (redes móveis de quarta geração).
O leaker aponta ainda a existência de uma versão com suporte para ECG a ser lançada em ocasião posterior.
O novo smartwatch chega na segunda metade de 2021
Estas são as configurações principais para o produto que, dependendo do mercado, chegará com outro software. Assim, para a Europa e principais mercados mundiais teremos o novo WearOS, ao passo que para a China teremos o algo distinto.
Mais concretamente, podemos apontar a presença da interface ColorOS para smartwatch, sendo baseada no Android Oreo 8.1. A isto soma-se um sistema operativo secundário em tempo-real (RTOS) para aumentar, ainda mais, a autonomia de bateria do produto.
Os consumidores poderão optar entre dois tamanhos de caixa, 42 mm e 46 mm, respetivamente.
Assim, aser verdade, o OPPO Watch 2 será um smartwatch equipado com
- Oppo Watch 2 de 42 mm em Mine Shaft
- Oppo Watch 2 de 42 mm em Gold Sand
- Oppo Watch 2 de 42 mm em Water Leaf
- Oppo Watch 2 de 42 mm em Matisse
- Oppo Watch 2 de 46 mm em Mine Shaft
- Oppo Watch 2 de 46 mm em Dusty Gray
- Oppo Watch 2 de 46 mm em Steel Blue
Editores 4gnews recomendam:
- 15 jogos e jogos temporariamente gratuitas na Google Play Store
- 3 produtos Xiaomi que vais querer comprar para o verão
- Twitter Blue: o que é, o que oferece e quanto custará o Twitter 'premium'