OPPO revela segredos da construção em cerâmica do smartphone Find X5 Pro

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Metal, plástico, vidro ou cerâmica? Qual é o principal material de construção do smartphone que têm do vosso lado? Caso adquiram o OPPO Find X5 Pro, atual flagship da tecnológica chinesa, a cerâmica será o material de eleição, com caraterísticas e desafios únicos.

A tecnológica deu a agora a conhecer o processo que levou à construção do seu telemóvel topo de gama mais recente, bem como o processo de modelagem e escolha da cerâmica para atingir os objetivos de design propostos para o seu mais poderoso smartphone.

Um painel de cerâmica ininterrupto no OPPO Find X5 Pro

OPPO Find X5 Pro
O smartphone OPPO Find X5 Pro 5G está disponível em preto e branco.

O uso da cerâmica como material de construção para smartphones não é inédito, sobretudo entre as fabricantes chinesas que reservam este material único para os seus mais poderosos topos de gama. Tal como a Xiaomi, agora a OPPO segue esta via.

Em primeiro lugar, a fabricante nota que não há arestas vincadas, cantos salientes, ou linhas ásperas e demasiado retas. Muito à semelhança da arquitetura orgânica de Gaudi, ou do austríaco Hundertwasser com formas dinâmicas e naturais.

Never miss a moment with #OPPOFindX5Series:🐉 #Snapdragon 8 Gen 1🔋 80W #SUPERVOOC🔋 50W AIRVOOC#EmpowerEveryMoment pic.twitter.com/CP46PCiiEB

— OPPO (@oppo) 7 de março de 2022

A fabricante aponta ainda que "a maioria dos dispositivos da concorrência tende a apostar em câmaras fotográficas com protuberâncias que ficam por resolver, deixando para segundo plano a resolução da ilha das câmaras fotográficas. Algo que, invariavelmente resulta numa implementação separada entre o design do smartphone e o aspeto das câmaras".

A OPPO integrou o módulo das câmaras no painel traseiro com forma de "Vulcão"

OPPO
Esboço do design geral para o smartphone OPPO Find X5 Pro 5G.

O desafio aqui é óbvio. Ainda que o design seja simples, o processo de construção e moldagem da cerâmica ao desenho pretendido foi o principal obstáculo, entretanto, resolvido. Com efeito, apesar de já existirem vários smartphones com painel em cerâmica, são sempre modelos topo de gama e edições especiais uma vez que é difícil garantir a sua produção em larga escala.

Unboxing the artistry of the #OPPOFindX5Pro 😍#EmpowerEveryMoment pic.twitter.com/8Zz0vALP2r

— OPPO (@oppo) 9 de março de 2022

Segundo a fabricante, o OPPO Find X5 Pro é feito de cerâmica micro-cristalina, preparada a altas temperaturas (1000 °C), o que resulta numa textura suave e resistente às impressões digitais. Em simultâneo, é até duas vezes mais resistente que o vidro. Além disso, é consideravelmente melhor que o vidro na dissipação térmica, ajudando a manter o telefone fresco.

A cerâmica é mais resistente que o vidro e ajuda a manter o telefone fresco

OPPO Find X5 Pro 5G
Algumas das caraterísticas do material usado na construção do OPPO Find X5 Pro 5G.

Face às suas caraterísticas, a cerâmica não pode ser moldada como o vidro, obrigado a uma série de etapas mais dispendiosas para estabilizar este material com os traços pretendidos. A OPPO usa maquinaria CNC para esculpir cada traseira em cerâmica, com até 2000 pontos de controlo para manter as curvas o mais fluídas possível.

Após o trabalho de CNC feito pela maquinaria, cada traseira tem que ser polida uma vez que as máquinas deixam linhas de operação em qualquer material. Desse modo, as traseiras têm que passar por um processo de polimento em várias fazes quase tão complicado como o processo anterior que dá forma a cada painel de cerâmica.

OPPO

Por fim, de acordo com a fabricante foram necessários seis meses de pesquisa e desenvolvimento (R&D) para aperfeiçoar o processo de construção em cerâmica e garantir que o produto cumpria os requisitos de qualidade.

O resultado? O OPPO Find X5 Pro 5G é telefone brilhante, de arestas extremamente suaves e bem trabalhadas, ainda que pela natureza do material seja algo escorregadio, mas absolutamente elegante.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.