Oppo revela os óculos Air Glass 3 XR no MWC 2024

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Oppo trouxe para o evento MWC 2024 algumas novidades, mas aquela que se destaca são os seus novos óculos de Realidade Mista. Estes são os Oppo Air Glass 3 XR que, por enquanto, não passam de um protótipo.

Entre os destaques destes óculos temos a possibilidade de realizar chamadas e até a integração de Inteligência Artificial. Tudo isto num conjunto bastante apelativo que perante olhares menos atentos poderá facilmente passar como uns óculos convencionais.

Os Oppo Air Glass 3 XR são óculos quase normais com funcionalidades inteligentes

A Oppo desenhou os Air Glass 3 XR com o intuito de que os utilizadores os possam usar confortavelmente durante todo o dia. Para isso, desenvolveu um produto com apenas 50 gramas de peso e um design bastante discreto.

Oppo Air Glass 3 XR

Estes conta com um par de lentes transparentes, mas que reproduzirão imagens a cores. Isso é possível graças à integração de pequenos projetores MicroLED que proporcionarão um pico de brilho de 1000 nits por olho.

Os Oppo Air Glass 3 XR contam ainda com um índice de refração de 1,70. Isto significa uma redução eficaz do efeito de arco-íris sempre que uma fonte de luz externa atingir as suas lentes.

Assistente de IA vem incorporada nestes óculos inteligentes

Outro ponto diferenciador dos Oppo Air Glass 3 XR é a inclusão de uma assistente com Inteligência Artificial. Esta funcionará no AndesGPT, o grande modelo de linguagem desenvolvido pela própria Oppo.

Segundo a Oppo, o AndesGPT será capaz de executar tarefas como pesquisar informação na internet e até outras tarefas mais complicadas. Um exemplo disso é o planeamento de viagens.

Oppo Air Glass 3 XR

Importa, no entanto, sublinhar que esta IA não funcionará diretamente nos Air Glass 3 XR. Para isso, será necessário ter a respetiva aplicação instalada num smartphone da Oppo emparelhado com os óculos.

Aliás, estes óculos de Realidade Mista terão uma forte dependência dos dispositivos móveis da empresa chinesa. Para que os Air Glass 3 XR funcionem em pleno, será necessário um smartphone Oppo com a ColorOS 13 ou acima.

Será possível atender chamadas diretamente nos Air Glass 3 XR

Os Oppo Air Glass 3 XR chegam com colunas incorporadas na sua armação para vários propósitos. Um deles é que os utilizadores possam efetuar chamadas diretamente nos seus óculos sem ter de pegar no smartphone.

Oppo Air Glass 3 XR

Para melhorar esta tarefa, a Oppo implementou uma tecnologia a que chamou "tecnologia de campo sonoro reverso". Segundo a marca, esta impedirá que pessoas perto de ti não consigam ouvir o som reproduzido, sem descurar a qualidade do som emitido.

Com estas características, será ainda possível ouvir música diretamente nestes óculos. Em versões futuras, a Oppo planeia trazer funcionalidades de navegação, cronómetro, tradução e informações de saúde e fitness.

Dito isto, importa dizer que não existe um calendário para a disponibilização deste gadget no mercado. Como já referido, esta é apenas uma prova de conceito para mostrar ao mundo que a Oppo tem a engenharia necessária para o desenvolvimento deste tipo de produtos.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.