OPPO Reno 8 e Reno 8 Pro são oficiais! As melhores alternativas ao Find X5 Pro

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

A linha de smartphones OPPO Reno foi lançada pela fabricante chinesa em 2019 colocando-se no segmento de gama média e gama média / alta. É aqui que encontramos os telemóveis OPPO com melhor relação qualidade / preço e a nova gama OPPO Reno 8 que acaba de ser apresentada globalmente vem dar seguimento a essa tendência.

Em particular, temos agora dois novos modelos, o OPPO Reno 8 Pro 5G e o OPPO Reno 8 5G, o modelo base. Para quem estiver à procura de uma alternativa mais acessível aos modelos de gama alta como o Find X5 Pro 5G, atendendo às caraterísticas técnicas do produto consideramos o modelo Reno 8 Pro uma boa alternativa em 2022.

The #OPPOReno8Series combines all of these amazing finishing techniques in one brilliant device 👇💅 Gradient coating🔫 Bullet texturing 💥 Rotating light and shadow texturing🔆 OPPO Glow pic.twitter.com/01qTE7ksqv

— OPPO (@oppo) 17 de julho de 2022

Importa notar que para o seu mercado doméstico a OPPO lançou em maio último o modelo Pro, aí apelidado de Reno 8 Pro+. Por outro lado, o modelo base chega agora ao mercado global com melhorias nas suas caraterísticas técnicas.

O modelo mais poderoso é o novo OPPO Reno 8 Pro

Oppo Reno8 Pro
Os esquemas de cor para o novo smartphone Oppo Reno 8 Pro.

O modelo mais avançado é o OPPO Reno 8 Pro. Tem, no seu interior, o processador Dimensity 8100-Max da MediaTek, um chipset de gama alta personalizado pela OPPO. Este chipset a 6 nm apresenta quatro núcleos Cortex-A78, bem como quatro núcleos Cortex-A55, para além da gráfica Mali-G610 MC6 GPU.

Os testes de benchmark para este chipset são deveras satisfatórios, ou mesmo impressionantes. Ademais, temos aqui o chip MariSilicon X para melhorar o desempenho fotográfico do smartphone. Note-se que este processador de sinal de imagem é capaz de operar 18 TOPS e processar imagens até 20-bit HDR.

OPPO MariSilicon X

A segunda grande vantagem do modelo OPPO Reno 8 Pro é a presença de um ecrã AMOLED de 6,7 polegadas de diagonal com resolução Full-HD+ de 1,080 x 2,412 pixeis. Tem alta taxa de atualização a 120 Hz, bem como suporte para o padrão HDR10+. Ou seja, podemos consumir filmes e séries da Netflix e Amazon na melhor qualidade.

O melhor de tudo? Para os jogadores no OPPO Reno 8 Pro jogos como o PUBG Mobile podem correr a 90 Hz. É a primeira vez que um smartphone desta gama eleva a taxa de atualização para jogos.

Ecrã AMOLED de 6.7'' Full-HD+ a 120 Hz no OPPO Reno 8 Pro

Amazon Reno 8 Pro

Para além disso, temos uma nova função de software apelidada Background Update com as atualizações a serem descarregadas em segundo plano e um botão flutuante a aparecer quando estiverem prontas para ser instaladas.

Importa notar que ambos os modelos de OPPO Reno 8 têm a mesma configuração de câmaras fotográficas. Ou seja, temos o mesmo hardware presente para captar imagens e vídeos. Todavia, apenas no modelo Pro temos o chip MariSilicon X.

Câmara tripla de 50 MP com sensor Sony IMX766 e MariSilicon X

OPPO Reno 8 Pro

As câmaras são, em ambos, de 50 MP (sensor Sony IMX766) com objetiva grande angular para a câmara principal. Em seguida temos uma câmara secundária de 8 MP com objetiva ultra-grande angular e, por fim, um sensor macro de 2 MP.

Podemos também destacar a presença de uma câmara fotográfica frontal de 32 MP a perfurar o ecrã, sensor Sony IMX709 que promete melhores imagens mesmo à noite. Para além disso, tem um grande ângulo de visão de 90º.

OPPO Reno 8 Pro

Também apenas no modelo Pro temos altifalantes duplos e motor de vibração linear (eixo X). Há ainda o revestimento em vidro para a traseira do telemóvel, bem como para a parte frontal, ou seja, este terá um toque mais premium face ao modelo base.

Por fim, o novo OPPO Reno 8 Pro chegará ao mercado em finais de julho com duas variantes. A primeira tem 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno, existindo também uma versão de topo com 12 GB de memória RAM.

O smartphone mais acessível é o novo OPPO Reno 8

Oppo Reno8
Os esquemas de cor para o novo smartphone Oppo Reno8.

O modelo base - OPPO Reno 8 - chega com o processador Dimensity 1300 da MediaTek, um SoC de gama média a 6 nm. Não obstante, a configuração do núcleo é similar, com 4x A78 e 4x A55, ou seja, um octa-core com dois clusters de núcleos. Porém, a sua gráfica é de geração anterior, a Mali-G77 MC9 da ARM.

Este Reno 8 5G conta com 8 GB de memória RAM LPDDR4X e até 256 GB de armazenamento UFS 3.1. Em alguns mercados o telemóvel pode chegar com 128 GB de armazenamento para também ajudar a baixar o seu preço de venda ao público.

Usa o chipset MediaTek Dimensity 1300 e tem ecrã AMOLED de 6,4'' a 90 Hz

Oppo Reno8

O ecrã do OPPO Reno 8 também é mais compacto, com 6,4 polegadas de diagonal e tecnologia AMOLED. Temos resolução Full-HD+, mas a taxa de atualização da imagem é aqui de 90 Hz, sem HDR10+.

Em ambos os casos temos o sistema operativo Android 12 da Google, bem como a interface ColorOS 12.1 da própria OPPO. Os telemóveis trazem carregador, cabo USB do Tipo-C e capas de proteção incluídas nas respetivas caixas.

Oppo Reno8

A fabricante destacou ainda que ambos os modelos têm um novo modo para captação de imagem quando a luz escasseia. Com efeito, o modo Ultra Clear Night Portrait promete retratos noturnos de alta qualidade nos OPPO Reno 8 e Reno 8 Pro.

Ambos os smartphones têm a mesma bateria de 4 500 mAh de capacidade com carga rápida a 80 W de potência. De acordo com a fabricante o padrão SuperVOOC entrega 50% da carga em 11 minutos para maior versatilidade.

Por fim, aguardamos agora pelo anúncio do preço para a Europa da nova gama de smartphones OPPO Reno 8.

Inspiration calls. Will you answer? #OPPOxUCL #InspirationAhead pic.twitter.com/HV6pIAA6Z6

— OPPO (@oppo) 18 de julho de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.