Oppo, OnePlus, Realme ou Vivo: afinal quem é mais forte na Europa?

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O grupo BBK é um conglomerado de grandes marcas de smartphones que nos habituamos a reconhecer. Falamos da Vivo (e da sua submarca iQOO na China), da Oppo (e da sua submarca OnePlus) e também da Realme.

Tanto a Vivo como a Oppo são fabricantes muito relevantes na China ou na Índia. Mas tal como revelam os últimos dados analíticos da IDC, estas marcas estão longe de ter uma grande fatia de mercado na Europa.

Oppo é a marca mais poderosa do grupo BBK na Europa, com 3,4% de quota de mercado

Segundo os dados partilhados pelo analista Francisco Jerónimo, é a Oppo que tem maior fatia de mercado entre estas marcas na Europa. A marca chinesa registava 3,4% de quota de mercado no Velho Continente no primeiro trimestre de 2023.

While @Vivo_India & @OPPO have significant market shares in China & India, the presence of BBK brands in Europe is limited. As 5G became dominant in Europe, reaching an agreement with @nokia (5G pioneer) will be critical for Chinese brands to continue operating in the region pic.twitter.com/pAS63K0YNA

— Francisco Jeronimo (@fjeronimo) 12 de junho de 2023

Sem grandes surpresas, é a Realme que aparece logo atrás. A jovem fabricante que até já foi a melhor deste grupo na Europa, registava no primeiro trimestre de 2023 uma quota de mercado de 2,6% na Europa.

Vivo e OnePlus longe da Realme e Oppo

Bem longe estão a Vivo e a OnePlus. A Vivo mantém-se, por pouco, à frente com 0,5% de quota de mercado na Europa. A OnePlus mantém a sua trajetória de queda e tem agora uma quota de mercado de apenas 0,4%.

Esse cenário de queda é visível nas quatro fabricantes neste início de 2023. É talvez mais notório na Realme, que liderava entre as quatro no final do terceiro trimestre de 2022, e desceu até ficar atrás da Oppo.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.