O grupo BBK é um conglomerado de grandes marcas de smartphones que nos habituamos a reconhecer. Falamos da Vivo (e da sua submarca iQOO na China), da Oppo (e da sua submarca OnePlus) e também da Realme.
Tanto a Vivo como a Oppo são fabricantes muito relevantes na China ou na Índia. Mas tal como revelam os últimos dados analíticos da IDC, estas marcas estão longe de ter uma grande fatia de mercado na Europa.
Oppo é a marca mais poderosa do grupo BBK na Europa, com 3,4% de quota de mercado
Segundo os dados partilhados pelo analista Francisco Jerónimo, é a Oppo que tem maior fatia de mercado entre estas marcas na Europa. A marca chinesa registava 3,4% de quota de mercado no Velho Continente no primeiro trimestre de 2023.
Sem grandes surpresas, é a Realme que aparece logo atrás. A jovem fabricante que até já foi a melhor deste grupo na Europa, registava no primeiro trimestre de 2023 uma quota de mercado de 2,6% na Europa.
Vivo e OnePlus longe da Realme e Oppo
Bem longe estão a Vivo e a OnePlus. A Vivo mantém-se, por pouco, à frente com 0,5% de quota de mercado na Europa. A OnePlus mantém a sua trajetória de queda e tem agora uma quota de mercado de apenas 0,4%.
Esse cenário de queda é visível nas quatro fabricantes neste início de 2023. É talvez mais notório na Realme, que liderava entre as quatro no final do terceiro trimestre de 2022, e desceu até ficar atrás da Oppo.
Editores 4gnews recomendam: