A eletrónica de consumo registou um forte revés durante todo o ano de 2022, com fatores desde a Guerra na Ucrânia até à Inflação Mundial a quebrar a vontade de compra. Tendência esta que se sentiu em todos os segmentos de mercado como o dos auriculares TWS e demais gadgets focados no áudio. A única exceção? A OPPO.
Os dados são agora avançados pela agência de análise de mercado Canalys, apontando a OPPO como a única fabricante a ganhar terreno. Em particular, a fabricante chinesa registou um crescimento digno de nota durante o quarto e último trimestre de 2022.
Mercado dos wearables caiu, com a exceção a ser a OPPO
Segundo os dados avançados no relatório da Canalys, o mercado global de auriculares Bluetooth sem-fios, auriculares TWS registaram uma quebra de 23% no volume de vendas face a 2021. Analiticamente, este segmento totalizou 79,5 milhões de unidades no último trimestre de 2022.
Comparativamente, no período homólogo de 2021, foram vendidos 104 milhões de auriculares Bluetooth TWS, denotando a significativa quebra nas vendas. Portanto, desde os smartphones até aos gadgets dedicados ao áudio, tivemos uma diminuição muito significativa nas unidades expedidas por todo o mundo.
A agência de análise de mercado, na sua publicação, refere fatores como as dificuldades múltiplas na cadeia de distribuição, bem como a economia global em declínio como justificativas. Ainda assim, tivemos pelo menos uma boa exceção.
Apple permanece na liderança, destacando-se o crescimento da OPPO
Entre o período compreendido entre outubro a dezembro de 2022, a Apple manteve-se no topo deste segmento de mercado, pese embora a quebra de 30% (decréscimo). Logo em segundo lugar, a Samsung, registou também um decréscimo de 24%.
Em terceiro lugar a Xiaomi foi quem mais sofreu. A empresa chinesa liderada por Lei Jun registou uma quebra de 49%, superando bastante a média de mercado (queda de 23%).
Por outro lado, em quinto lugar no mercado global de auriculares Bluetooth TWS, a OPPO tem 3% de quota de mercado, registando um crescimento de 11%. Ou seja, um crescimento a dois dígitos em perfeito contraponto com as demais fabricantes.
2023 será um ano desafiante para a Apple, Samsung, Xiaomi e OPPO
Conforme avança a analista da Canalys Sherry Jin, "2023 não será um ano fácil". As fabricantes terão que explorar novas estratégias para dinamizar estas vendas. Será um ano repleto de desafios com as atuais condicionantes a afetar a economia global.
Por fim, tal como refere a própria publicação, os "consumidores estão a apertar o cinto", preparando-se para mais um ciclo de recessão e perda de poder de compra.
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