OPPO Find X6 é oficial com chip Dimensity 9200 da MediaTek

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A par do novo tablet OPPO Pad 2 e do novo flagship, o OPPO Find X6 Pro a fabricante chinesa revelou também o modelo base desta gama que chegará, ao que tudo indica, a Portugal. Posto isto, importa agora conhecer também o smartphone OPPO Find X6.

Em primeiro lugar, como principal diferença, temos o uso de um processador distinto, bem como um leque de câmaras fotográficas mais comedidas nas suas capacidades. Há, porém, outras diferenças entre ambos os modelos que importa assim destrinçar.

Processador Dimensity 9200 da MediaTek é o SoC do OPPO Find X6

OPPO Find X6
Os vários esquemas de cor da gama de smartphones OPPO Find X6.

O smartphone OPPO Find X6 usa o processador Dimensity 9200 da MediaTek, um dos melhores chips fabricados pela empresa sediada em Taiwan. Em causa está um chipset octa-core (1 x 3,05 GHz Cortex-X3 + 3 x 2,85 GHz Cortex-A715 + 4 x 1,80 GHz Cortex-A510). Em simultâneo, conta com a gráfica Immortalis-G715 MC11.

O seu ecrã tem qui 6,74 polegadas de diagonal, com tecnologia AMOLED, bem como uma alta taxa de atualização adaptativa entre os 40 Hz e os 120 Hz, ou seja, não baixa tanto como o modelo Pro cujo ecrã pode descer até aos 1 Hz de taxa de atualização.

OPPO Find X6

Por outro lado, a resolução do ecrã atinge o padrão 2K ou Quad-HD de 2772 x 1240 pixeis com uma densidade de 451 pixeis por polegada. Tem ainda as certificações HDR10+ e atinge um brilho máximo de 1 450 nits (em pico).

A sua construção mantém o vidro e o metal como principais materiais. Porém, o grau de resistência à água é aqui de IP64, ou seja, tem menor resistência que o modelo Pro aos elementos.

Ecrã AMOLED Quad-HD+ tem aqui 6,74 polegadas a 120 Hz

Oppo Find X6
As principais especificações técnicas da gama de smartphones OPPO Find X6.

O telefone mantém a resolução dos três sensores com 50 MP, porém, o modelo de sensor usado é diferente. Isto é, passa a usar o sensor Sony IMX890 para a câmara principal, o mesmo sensor que também usa para a câmara telefoto com zoom ótico de 2,8 vezes.

Além disso, a câmara com ótica ultra grande angular tem agora um sensor de menores dimensões, menos capaz que o presente no modelo Pro. A saber, encontramos aqui o sensor JN1 com 1/2.76 polegadas, menor que o presente no modelo mais caro.

Não obstante, consegue manter a distância de focagem mínima nos 3 cm, pelo que continua a providenciar fotografias macro.

Três câmaras fotográficas de 50 MP, mas com sensores diferentes no Find X6

OPPO Find X6

Observamos assim no OPPO Find X6 um leque capaz de três câmaras fotográficas, todas com 50 MP de resolução, mas sensores distintos face ao modelo Pro. Temos ainda assim uma ampliação ótica de 2,8 vezes para maior versatilidade na captação de conteúdos.

As suas capacidades de gravação de vídeo permitem-nos gravar em 4K até 60 fps, ou em Full-HD (1080p) até 240 fps. O telefone processa e permite gravar vídeo a 10-bit para maior profundidade de cor e conta com a mesma câmara fotográfica frontal de 32 MP.

Diferenças presentes também na capacidade e velocidade de carga da bateria

OPPO Find X6

O smartphone brinda-nos também com altifalantes duplos e uma ligeira curvatura do seu ecrã. A par disto temos o sistema operativo Android 13 da Google já instalado, com a interface própria da marca, a ColorOS 13.

Este telefone faz-se acompanhar de uma bateria de 4 800 mAh de capacidade (face aos 5 000 mAh no modelo Pro). Tem carregamento rápido a 80 W (face aos 100 W do modelo Pro), mas não nos oferece carregamento sem-fios (presente no Pro).

OPPO Find X6

O OPPO Find X6 estará disponível em dourado, preto e verde, todos com construção em vidro. Apresenta ainda o leitor de impressões embutido no ecrã, além da porta USB do Tipo C, Bluetooth 5.3 e o software da Hasselblad na sua câmara.

Por fim, aguardamos agora pelo anúncio da sua data de apresentação oficial na Europa, respetivos preços e disponibilidade em loja.

Night or day. Near or far. The #OPPOFindX6Series redefines smartphone photography. pic.twitter.com/W0hz4o9aUO

— OPPO (@oppo) 21 de março de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.