Xiaomi prepara a substituição da MIUI por novo sistema operativo

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O futuro dos smartphones da Xiaomi poderá passar por um novo software que não a tão popular MIUI. Esse futuro poderá passar pelo MIOS, um novo sistema operativo que estará a ser desenvolvido pela própria tecnológica chinesa.

Isto significa que a Xiaomi poderá traçar um caminho semelhante ao da sua compatriota Huawei e colocar o Android de parte. No entanto, por enquanto, vislumbram-se poucos motivos para que a Xiaomi opte por esse caminho.

MIOS poderá substituir a MIUI nos smartphones da Xiaomi

Recuando até 2013 temos os primeiros rumores de que a Xiaomi estaria a desenvolver no seu próprio sistema operativo de nome MIOS. Este deveria estrear-se com o lançamento do Xiaomi Mi 4, algo que não se confirmou.

Com exceção da linha Mi A, concebida ao abrigo do programa Android One com a versão mais pura deste SO, a Xiaomi manteve-se fiel à sua personalização do Android, a MIUI. Contudo, temos agora motivos para apontar que o desenvolvimento do MIOS não foi arquivado.

Xiaomi MIOS

Em causa está o aparecimento de uma captura de ecrã daquilo que aparenta ser o MIOS. Não podemos garantir a veracidade da imagem publicada nas redes sociais, porém, é nosso dever dar conta da possibilidade de este sistema operativo continuar em desenvolvimento.

De acordo com a imagem partilhada, esta SO está em fase alfa, ou seja, ainda distante da sua chegada ao mercado. A compilação que surgiu data de 5 de novembro de 2022, o que nos leva a questionar a razão pela qual só agora somos confrontados com esta informação.

A ser tudo isto verdade, não sabemos o que se terá passado nos últimos dez anos relativamente ao desenvolvimento do MIOS. Esteve o sistema operativo em desenvolvimento durante este tempo ou o projeto foi ressuscitado mais recentemente pela Xiaomi?

Os detalhes sobre aquilo que o MIOS terá para oferecer aos utilizadores é igualmente um mistério. Todavia, acredita-se que poderá ser baseado no Android, seguindo caminho similar ao HarmonyOS da Huawei.

Significa isto que a Xiaomi prepara-se para abandonar o Android e a MIUI? Por enquanto, não existem razões sólidas para temer pelo desaparecimento desse software dos smartphones da tecnológica chinesa.

A Xiaomi poderá estar simplesmente a criar alternativas caso algo corra mal no futuro. Tome-se como exemplo a Huawei que se viu a braços com uma série de restrições que a impediram de aceder a tecnologia essencial ao desenvolvimento dos seus smartphones nomeadamente ao Android.

Para terminar, resta-nos aguardar por mais detalhes que possam esclarecer se haverá alguma alteração no software dos smartphones da Xiaomi. Se isso acontecer, não tardará até que mais informações sejam partilhadas.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.