Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

OPPO Find X5 Pro review: mais que um smartphone, uma experiência de luxo!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 13 min.

Apresentado a 24 de fevereiro de 2022 o novo smartphone OPPO Find X5 Pro 5G é o flagship mais ambicioso desta que é uma das maiores fabricantes na Europa. Em Portugal o preço começa nos 1 299 €, disponível em Branco Cerâmico e Preto Esmalte.

A quem procura um dos melhores smartphones do ano, e sem dúvida um dos candidatos a esta distinção menos divulgados, então o OPPO Find X5 Pro deve estar no topo da lista. É um excelente smartphone em todos os quesitos relevantes em 2022.

O essencial sobre o OPPO Find X5 Pro 5G em poucas linhas

OPPO Find X5 Pro 5G

O OPPO Find X5 Pro 5G foi o meu equipamento diário durante cerca de uma semana, continuando a ser usado como equipamento secundário durante mais duas semanas. Nesse período mostrou-se um dos melhores smartphones que já utilizei.

O melhor de tudo? A qualidade de construção, acabamentos e atenção ao detalhe, gritando excelência sempre que pegava no telefone, ainda que grande para as minhas mãos (e preferência), mas absolutamente bem conseguido e sóbrio no design.

OPPO Find X5 Pro 5G

A câmara fotográfica com selo de qualidade Hasselblad possui uma app intuitiva que estimula o utilizador a tirar mais fotografias e captar mais conteúdo. Os resultados? Bastante gratificantes para guardar boas memórias com excelente qualidade.

Seja pela captação de cor a 10-bit, ou pelo excelente ecrã neste smartphone com Android 12, bem como pela ColorOS 12 repleta de possibilidades e personalização. Sem esquecer o desempenho de topo com o Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm.

Em suma, até mesmo a velocidade de carregamento impressiona com carga a 80 W, boa autonomia e muitos acessórios na caixa! O smartphone está disponível nas lojas em Portugal, bem como através da loja Amazon.ES.

OPPO Find X5 Pro 5G

Pontos fortes do OPPO Find X5 Pro 5G

  • Qualidade de construção
  • Design com identidade própria
  • Qualidade de ecrã
  • Desempenho
  • Qualidade fotográfica
  • Autonomia de bateria a carregamento rápido

Pontos fracos do OPPO Find X5 Pro 5G

  • Telefone grande (mesmo para o padrão atual)
  • Relativamente pesado com até 218 gramas
  • Acabamento espelhado fica facilmente sujo com impressões digitais

As "specs" principais do OPPO Find X5 Pro 5G

  • Ecrã AMOLED de 6,7 polegadas, tecnologia LTPO 2.0
  • Resolução WQHD+ (1440 x 3216 pixeis) com brilho máximo de 1 300 nits
  • Taxa de atualização variável até 120 Hz
  • Proteção Gorilla Glass Victus da Corning
  • Cores a 10-bit, HDR10+, 526 pixeis por polegada
  • Processador: Snapddragon 8 Gen 1 da Qualcomm a 4 nm
  • Memória RAM: 12 GB de memória LPDDR5
  • Armazenamento: 256 GB de armazenamento UFS 3.1
  • Bateria: 5 000 mAh de capacidade com carregamento rápido a 80 W (cabo)
  • Carregamento rápido sem fios a 50 W, carregamento sem fios reverso a 10 W
  • Câmara principal: 50 MP (grande angular) + 50 MP (ultra grande angular) + 13 MP (telefoto 2x zoom)
  • Câmara secundária: 32 MP (grande angular)
  • Altifalantes duplos
  • Dual SIM, Dual 5G, eSIM, Bluetooth 5.2, NFC, Wi-Fi 6
  • Peso: 218 gramas
  • Índice de proteção IP68
  • Preço: 1 299 € em Portugal
  • Cores: Preto e Branco

Unboxing e primeiras impressões do OPPO Find X5 Pro

OPPO Find X5 Pro 5G

O OPPO Find X5 Pro vem bem equipado face às alternativas da concorrência. Em 2022 as caixas estão cada vez menores, mas não na OPPO. Aqui temos uma caixa sólida em cartão, com algum plástico no interior - na proteção do telemóvel, por exemplo.

Ao abrir a caixa somos brindados por um envelope com as informações de garantia e conformidade, guia de iniciação rápida, cartão "premium" da OPPO, pino para ejeção do tabuleiro de cartões SIM, bem como a capa de proteção em TPU suave e elegante.

OPPO Find X5 Pro

Encontramos também o carregador rápido a 80 W (adaptador USB), bem como o respetivo cabo USB - A para USB - C. Por fim, temos ainda um adaptador USB OTG de USB-A para USB-C. O telefone traz uma película já aplicada no ecrã.

Design sóbrio e distinto para o mercado de smartphones em 2022

OPPO Find X5 Pro 5G

Dimensões: 163,7 x 73,9 x 8,5 or 8,8 mm
Peso: 218 gramas(cerâmica) / 195 gramas (vidro)

Em 2021 fomos apresentados ao design "unibloco" do Find X3 Pro 5G. Agora, para 2022 temos a maturação desta filosofia de design que une a "ilha" das câmaras fotográficas à traseira e demais estrutura do smartphone Android. O resultado? Um "look" premium.

OPPO Find X5 Pro 5G

O telefone apresenta-se construído em cerâmica - com estrutura metálica - a revestir toda a traseira. Não há nenhum rangido ou aspeto construtivo deixado ao acaso. Há, apenas, uma incrível sensação de estar a segurar num objeto de luxo.

Oppo Find X5 Pro

Segundo a fabricante o design pauta-se por orientações orgânicas, com linhas fluídas e bem trabalhadas. Trata-se, contudo, de um telefone grande com 8,8 mm de espessura, mas arredondado de forma a facilitar a utilização com uma mão.

OPPO Find X5 Pro 5G

Em síntese, gostamos deste aspeto, reconhecendo-lhe identidade própria num mercado cada vez mais saturado de "retângulos em vidro". É um produto distinto e, boa parte do seu apelo deve-se também ao design único da OPPO.

Excelente qualidade de construção para este flagship OPPO

OPPO Find X5 Pro 5G

  • Certificação IP68
  • Vidro: Gorilla Glass Victus

O OPPO Find X5 Pro é construído em vidro - com o Gorilla Glass Victus a proteger o ecrã - bem como uma traseira em cerâmica ou vidro suscetível a impressões digitais. Temos uma estrutura metálica, bem como certificação IP68 para resistência aos elementos.

OPPO Find X5 Pro 5G

Este telefone inspira confiança na sua durabilidade, para além de surpreender na qualidade da execução. Todos os botões apresentam um excelente feedback (clique) para completar a sensação de produto bem construído.

Altifalantes duplos para som estéreo neste smartphone Android

OPPO Find X5 Pro 5G

A aresta inferior do OPPO Find X5 Pro apresenta o altifalante principal, porta USB-C, microfone principal e tabuleiro para os cartões SIM - sem slot para cartões de memória micro SD. Note-se a curvatura do vidro ao encontro da estrutura central em metal.

OPPO Find X5 Pro 5G

O botão On / Off está localizado na aresta direita do telefone, com um ligeiro destaque a verde - a cor da marca. Temos também, a atravessar a estrutura metálica, as bandas para garantir boa receção de sinal pelas antenas do telefone.

OPPO Find X5 Pro 5G

A aresta superior do smartphone apresenta apenas o microfone secundário e, novamente, as bandas para receção de sinal. Podemos ver em maior pormenor a curvatura suave entre a moldura e a ilha das câmaras com uma transição gradual.

Ótimo feedback nos botões e motor de vibração do OPPO

OPPO Find X5 Pro 5G

Os botões de seleção de volume são independentes, também eles construidos em metal e presentes na lateral esquerda do smartphone. A colocação de todos os botões revelou-se agradável durante a utilização do equipamento.

Ecrã AMOLED de excelente qualidade para o padrão de 2022

OPPO Find X5 Pro 5G

  • Ecrã: LTPO2 AMOLED de 6,7 polegadas com taxa de atualização até 120 Hz
  • Resolução: Quad-HD+ de 1440 x 3216 pixeis, densidade de pixeis de 525 pixeis por polegada

O smartphone OPPO Find X5 Pro 5G usa um dos melhores displays do mercado. Trata-se de um painel LTPO AMOLED de 2.ª geração com taxa de atualização variável entre 1 Hz e 120 Hz. Tem formato 20:9 (alto e estreito) com alta resolução.

OPPO Find X5 Pro 5G

Importa notar que, por predefinição o smartphone vem configurado para Full-HD+ (1080p) - e ficarão bem servidos. Para tirar partido da resolução máxima é necessário aceder às Definições e ativar o padrão de resolução Quad-HD+.

O melhor de tudo? O amplo espaço de reprodução de cor, bem como o brilho máximo de 1 300 nits em pico facilitando a utilização ao livre. Para além disso temos certificação HDR10+ e BT.2020 que garantem cores ricas com alto intervalo dinâmico.

OPPO Find X5 Pro 5G

Em síntese, a experiência de visualização neste smartphone OPPO é excelente, com cores bem preenchidas e vibrantes. Temos toda a fluidez dos ecrãs a 120 Hz e a eficiência dos painéis LTPO com taxa de atualização variável de acordo com o conteúdo.

OPPO Find X5 Pro 5G

Por fim, o utilizador pode tirar partido de vários controlos, personalizações e funções adicionais para o ecrã presentes nas Definições do telefone. Em particular, destaca-se o modo Ecrã Sempre Ligado, Modo Escuro, bem como a Iluminação Lateral.

Em síntese, é um dos melhores ecrãs, digno deste impressionante topo de gama da OPPO para 2022.

A câmara fotográfica surpreende no OPPO Find X5 Pro 5G

OPPO Find X5 Pro 5G

Câmara principal: 50 MP (grande angular) + 13 MP (telefoto) + 50 MP (ultra grande angular)
Câmara frontal: 32 MP (grande angular)

A quem procura um telemóvel com excelente câmara fotográfica podemos recomendar o OPPO Find X5 Pro. O destaque vai para as duas principais câmaras de 50 MP com objetivas grande angular e ultra grande angular que usam exatamente o mesmo sensor.

OPPO Find X5 Pro 5G

O resultado? Imagens com a mesma calibração de cor, apenas com distâncias focais distintas. Temos excelentes detalhes na imagem, além da extraordinária representação de cor, equilíbrio de brancos e temperatura de cor bastante natural.

A "magia" deve-se ao processador de imagem MariSilicon X presente neste telemóvel. É um chip exclusivo da OPPO que reforça o ISP (image signal processor) integrado no processador Snapdragon 8 Gen 1. Ou seja, temos 2 processadores de imagem.

OPPO Find X5 Pro 5G

O utilizador notará resultados consistentes mesmo nos mais desafiantes cenários e condições de iluminação. Todavia, perdemos a câmara microscópica que destacou o seu antecessor. Temos, sim, uma câmara de 13 MP com ampliação ótica de duas vezes.

O chip MariSilicon X agiliza e melhora a captação de imagem e vídeo

OPPO Find X5 Pro 5G

É uma troca que a fabricante justificou com limitações físicas de espaço necessário para acomodar todos os sensores neste novo modelo para 2022. Além disso, a ampliação ótica, mesmo que escassa, terá mais uso que a câmara microscópica no quotidiano.

Temos também este ano a estabilização não só na objetiva (OIS), como também no sensor - Sensor Shift. Isto resulta em melhores resultados para a gravação de vídeo, bem como para a captação de fotografias noturnas.

OPPO Find X5 Pro 5G

A isto soma-se a parceria entre a OPPO (herdada da OnePlus) e a Hasselblad, mítica fabricante de câmaras fotográficas que empresta não só as suas cores (o laranja) como o know how em áreas-chave como o equilíbrio e temperatura de cor.

A ótima calibração de cor herdada da Hasselblad

A parceria com a Hasselblad reflete-se assim na excelente calibração de cor das imagens produzidas, com o chip MariSilicon a dar também uma forte ajuda. Além disso, temos pormenores como o som de obturador das Hasselblad e os destaques laranja.

OPPO Find X5 Pro

Objetiva e subjetivamente esta foi uma das câmaras de smartphone que mais gozo me deu. Não só os resultados são muito bons, tendo em consideração as minhas expectativas para as câmaras de smartphones, como me levou a pegar mais vezes no telefone para fotografar.

Em simultâneo também temos a possibilidade de gravar vídeo até 4K@30 / 60 fps de qualidade igualmente digna de nota. Todavia, é na captação de imagem que este telefone brilha, com vários modos para tal, incluindo um Modo Pro de excelência.

OPPO Find X5 Pro 5G

Temos também a câmara frontal de 32 MP com objetiva grande angular. Os resultados são igualmente bons - para selfies e video-chamadas. Tem vários modos de beleza, ou funções avançadas para diferentes captações de vídeo e fotografia.

OPPO Find X5 Pro 5G

Em suma, a câmara do OPPO Find X5 Pro é uma das melhores no mercado e, finalmente, sentimos que a parceria com a Hasselblad faz mais do que emprestar o seu nome para a traseira do telefone. Sem esquecer, claro, o chip MariSilicon X.

Excelente desempenho com o Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm

OPPO Find X5 Pro 5G

  • Processador: Snapdragon 8 Gen 1 (4 nm) da Qualcomm
  • Memória RAM: 12 GB
  • Armazenamento: 256 GB

O "coração" deste flagship é o Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm, atualmente o melhor processador para smartphones Android que podem encontrar no mercado. A fluidez é transversal ao sistema, sem qualquer soluço independentemente das tarefas.

Mais concretamente, este é um dos telemóveis mais rápidos que já tive oportunidade de testar. Temos 12 GB de memória RAM, bem como 256 GB de armazenamento interno, além da RAM virtual (a ativar nas Definições) caso necessitem de (ainda) mais.

OPPO Find X5 Pro 5G

Qualquer utilizador encontrará aqui poder mais que suficiente para qualquer jogo graças à gráfica Adreno 730 e demais especificações do telefone. Este é, sem sombra de dúvida, um dos smartphones com melhor desempenho de 2022.

Em síntese, se procuram velocidade e poder de processamento, o garante um excelente padrão no quotidiano, sobretudo nas tarefas mais exigentes e para quem gosta de jogar no telefone.

A ColorOS 12 brinda-nos com o Android 12 da Google

OPPO Find X5 Pro 5G

A ColorOS 12 é uma das interfaces com mais opções de personalização que encontramos no mercado. Baseada já na mais recente versão do sistema operativo Android 12 da Google temos todos os novos trunfos, bem como as criações da OPPO.

OPPO Find X5 Pro 5G

Virtualmente todos os aspetos do smartphone podem ser personalizados pelo utilizador, mas sem que a UI se torne pesada ou impositiva. Há espaço para tornar o telefone realmente nosso, ou simplesmente usar "tal e qual".

OPPO Find X5 Pro 5G

O Android 12 acrescenta os temas dinâmicos para a ColorOS, com uma miríade de opções disponíveis nas Definições. Há excelentes papéis de parede e opções de alerta, funções que melhoram a produtividade e opções de poupança de energia.

OPPO Find X5 Pro 5G

Em suma, esta é uma interface madura que, para quem aprofundar o uso do telefone, oferecerá uma cornucópia de opções avançadas e detalhes que fazem a diferença no uso diário.

Boa autonomia de bateria e excelente carregamento rápido a 80 W

OPPO Find X5 Pro 5G

Capacidade: 5 000 mAh
Potência de carga: 80 W
Carregamento sem-fios: até 50 W

O OPPO Find X5 Pro tem uma bateria que dura até dois dias de uso ligeiro, como também carrega totalmente em menos de uma hora, sem abdicar do carregamento sem-fios. Ou seja, temos realmente o melhor dos dois mundos neste novo telefone.

OPPO Find X5 Pro

Para além das otimizações de software para maximizar a autonomia de bateria, temos um sistema próprio da OPPO que ajuda a preservar a saúde da bateria. Isto pode aumentar a durabilidade do produto, algo bem-vindo num investimento como este.

O melhor de tudo? Em 12 minutos de carga temos cerca de 50% da bateria carregada!

OPPO Find X5 Pro

A OPPO é uma das fabricantes que mais tem avançado o desenvolvimento de tecnologias de carregamento rápido e durabilidade da bateria, com o Find X5 Pro a acolher várias das melhorias criadas pela fabricante.

OPPO Find X5 Pro 5G

Em suma, temos uma autonomia para um dia de uso intenso do telemóvel, ou até perto de dois dias para um uso mais regrado. O melhor de tudo? Temos um carregador extremamente rápido incluído na caixa (algo muito raro em 2022).

Podemos também carregar o OPPO Find X5 Pro via wireless até 50 W, ou carregar outro dispositivo com o carregamento sem-fios reverso até 10 W. Sintetizando, este é outro dos quesitos onde a OPPO surpreende novamente com este smartphone.

Boa relação qualidade / preço neste flagship para 2022

OPPO Find X5 Pro

O OPPO Find X5 Pro é caro, mas oferece muito em troca. Temos vários acessórios na caixa como, por exemplo, o carregador rápido a 80 W, a capa de proteção, bem como a película já instalada no ecrã do dispositivo móvel.

Este é um telefone que procura o seu espaço no mercado e, caso estejam à procura de um novo topo de gama, não se vão arrepender ao dar-lhe uma oportunidade. O dispositivo vai surpreender até os utilizadores mais exigentes.

A qualidade de construção é soberba, o ecrã ótimo, o design tem identidade e a câmara fotográfica fará as delícias dos fotógrafos entusiastas. Por fim, quando for altura de o carregar, em 47 minutos chegam dos 0% aos 100%, com UI bem trabalhada.

A 4gnews recomenda o OPPO Find X5 Pro 5G.

OPPO Find X5 Pro

Pontuação 4gnews (de 0 a 10)

Escolhas de design

8,5

Qualidade de construção

9
Ecrã 9
Qualidade de som 8,5

Performance / Desempenho

9

Interface / UI

8

Câmara

9

Bateria

9

Qualidade / Preço

8
Pontuação 8,7 - Excelente

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.