OPPO anuncia ColorOS 13 baseada no Android 13 para os seus smartphones

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A OPPO deu a conhecer a sua proposta de interface para smartphones baseada no Android 13 da Google. Mais concretamente, a ColorOS 13 que a 4gnews teve acesso prévio. As novidades são diversas e vão além das melhorias da própria Google.

Temos assim excelentes novidades para quem tem um smartphone OPPO elegível para esta atualização. Trazendo já as melhores novidades do Android 13, o novo sistema da Google tem ainda várias funções exclusivas da própria fabricante de dispositivos móveis.

A ColorOS 13 vem renovar a interface (UI) da OPPO

ColorOS 13

A ColorOS 13 é a capa de personalização do sistema operativo Android 13 da Google, revestindo virtualmente todos os aspetos deste software. É a mais recente iteração da sua interface para smartphones, acrescentando várias funções à versão stock do Android.

Recordamos que o Android 13 foi lançado pela Google há escassos dias, pelo que agora as fabricantes como a OPPO podem trabalhar nas suas personalizações. Tal é o caso da ColorOS 13, ainda em fase beta (de testes), mas a caminho dos smartphones.

ColorOS 13

Temos várias mudanças visuais, incluindo várias novidades para a personalização do ecrã de bloqueio e ecrã sempre ligado (always on display ou AoD). Há um reforço da produtividade com reforço da colaboração entre dispositivos, mais estável e abrangente que torna a ColorOS 13 perfeita para aplicação em smartphones e tablets.

A calendarização da distribuição promete novidades ainda este mês para os melhores smartphones da marca, os modelos OPPO Find X5 Pro e Find X5. Não obstante, há boas notícias para um total de 60 dispositivos até ao próximo ano de 2023.

Design "Aquamorphic" com cantos mais arredondados e novos widgets

ColorOS 13

A apresentação da nova versão da UI foi repleta de floreados e hipérboles, sobretudo ao descrever o novo design Aquamorphic. Na prática, temos formas mais arredondadas, cantos menos salientes e inspiração na natureza para vários elementos visuais.

Há uma renovação no sistema da OPPO com atenção redobrada ao aspeto dos vários elementos, sobretudo nos ícones e nos widgets disponíveis. Para além disso, notamos que os ícones têm melhor aspeto e integram o design Material You na ColorOS.

OPPO ColorOS 13

Encontrarão também novas animações, com um toque mais fluído a simular o comportamento da água. Para além disso, o azul passa a predominar em vários pontos da UI, espreitando sempre numa sombra, cor de fundo, ou inspiração visual para os elementos.

O melhor de tudo? O seletor de temas e paletes / esquemas de cor do Android está ainda mais integrado na ColorOS, fundindo os melhores elementos do software Google com o software OPPO.

Excelentes novidades para o ecrã de bloqueio e o Always on Display

OPPO ColorOS 13

As novidades da ColorOS 13 contemplam também o ecrã de bloqueio e, sobretudo, o ecrã sempre ligado ou Always on Display (AoD) com mais animações. Agora, podemos usar os Bitmojis, por exemplo, para trazer alguma animação a este elemento do sistema.

Para além disso, quando uma música ou conteúdo multimédia está em reprodução, temos mais informações apresentadas neste ecrã AoD. Segundo a própria OPPO, a marca trabalha com o Spotify para trazer uma maior integração da sua app neste elemento.

Smart. Vital. Considerate.This is what #ColorOS13 is all about. #SmartandConnected #InspirationAhead

— ColorOS (@colorosglobal) 18 de agosto de 2022

Em suma, temos mais informação relevante a ser apresentada mesmo com o telefone está bloqueado. Para além disso, a OPPO disponibiliza mais informação alusiva aos padrões de bloqueio e desbloqueio do ecrã para melhor compreendermos a sua utilização.

Mais opções de controlo da reprodução no Centro de Controlo da OPPO

ColorOS 13

O controlo da reprodução de música e elementos multimédia está consideravelmente melhor na ColorOS 13. Temos a natural evolução deste painel com notificações, suporte para layout horizontal, ícones (interruptores) alinhados e as notificações mais à direita.

Para além disso, temos mudanças funcionais na ColorOS 13, sobretudo no campo da privacidade e segurança dos dados do utilizador. A partir de agora, a UI vai pixelizar, esconder efetivamente, as imagens de avatar e nome dos utilizadores ao ser feita uma captura de ecrã, algo efetivamente prático no quotidiano.

Maior integração e ligação entre dispositivos OPPO e Windows

The #ColorOS13 global online launch event - Resumed https://t.co/SgI81Ly4GT

— ColorOS (@colorosglobal) 18 de agosto de 2022

A pensar em quem trabalha com vários dispositivos, a ColorOS 13 traz um reforço das opções de ligação entre dispositivos. Em particular, entre smartphones OPPO, tablets da marca como o seu OPPO Air, e claro, qualquer computador portátil Windows.

Será assim mais fácil trabalhar com vários ecrãs, vários dispositivos e manter um fluxo de trabalho mais fluído e desprovido de complicações. Agora, resta-nos aguardar pela chegada desta nova versão da UI aos vários dispositivos eleitos.

Por fim, recordamos a cobertura do Android 13, com todas as novidades apresentadas pela gigante norte-americana para o seu novo sistema operativo.

Are you ready to add some more color to your life? 🎨The #ColorOS13 global online launch event goes live on Aug 18th, 12:00 BST / 7:00 EDT / 16:30 IST ⏰#InspirationAhead #SmartandConnected https://t.co/nv3E1ONg02

— ColorOS (@colorosglobal) 9 de agosto de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.