Os novos smartphones Android de gama alta são oficiais. Em causa estão os OPPO Find X6 Pro e o OPPO Find X6, dois modelos a apostar sobretudo na captação de imagem, com melhorias importantes nas câmaras fotográficas com sensores de 1 polegada.
A apresentação oficial teve lugar na China, país de origem da OPPO, dando-nos agora a conhecer este cativante duo de telemóveis Android a usar os processadores Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 e MediaTek Dimensity 9200, respetivamente.
Temos também diferenças no tipo de câmaras fotográficas empregues, com o modelo Pro a ter as melhores caraterísticas. Dito isto, ambos os modelos devem usufruir de uma apresentação global no próximo mês de abril.
Em primeiro lugar centremos as nossas atenções no OPPO Find X6 Pro que, segundo a marca, liderará uma nova era com "três câmaras principais". Note-se que todas as três câmaras principais usam o maior sensor de imagem disponível para smartphones.
A nova era de três câmaras fotográficas
Note-se que em causa está o sensor Sony IMX989 de 1 polegada, o mesmo presente nos Xiaomi 13 Pro, ou no Vivo X90 Pro, com uma objetiva grande angular equivalente a 23 mm (distância focal) e abertura focal de f/1,8.
Em seguida temos a câmara ultra-grande angular, equivalente a 15 mm com abertura focal de f/2,2, com sensor Sony IMX890 de 1/1.56 polegadas. O maior sensor usado numa câmara ultra-grande angular até à data.
Em terceiro lugar temos a câmara com ótica periscópica, com distância focal equivalente a 65 mm (telefoto), o mesmo sensor Sony IMX890 de 1/1.56 polegadas. A abertura focal está aqui nos f/2,6, deixando entrar mais luz.
Assinatura Hasselblad vem coroar as câmaras do Find X6 Pro
Mais uma vez, estas câmaras são assinadas pela Hasselblad que empresta a sua perícia no processamento de cor. Na prática, temos aqui os modos Hasselblad Natural Colour nos perfis de cor, o modo Hasselblad Pro Mode, bem como o clássico XPAN para fotografias panorâmicas.
Temos também pormenores como o tradicional som de obturador Hasselblad a ser reproduzido, além da marca de água Hasselblad, muito à semelhança do que vemos nos novos Xiaomi 13 e câmaras Leica. São detalhes que ajudam a cimentar uma reputação mais sólida e ocidental nestes smartphones asiáticos.
Mais ainda, temos aqui o modo Hasselblad Portrait Mode que nos dá um modo de retrato aperfeiçoado. Aqui o smartphone usa as câmaras telefoto e grande angular para simular a distância focal de 30 mm com abertura de f/3,5 (XCD30), um clássico nas suas câmaras de médio formato. Temos também a opção de usar o equivalente à sua objetiva de 80 mm f/1,9 (XCD80).
MariSilicon X vem contribuir para a captação de imagens nos Find X6
A OPPO volta a empregar o seu próprio processador de sinal de imagem (ISP) na gama Find X6. Temos aqui o chip MariSilicon X a agilizar a captação de imagem, prometendo até 42% de melhor estabilização da imagem, além de uma focagem mais veloz.
Note-se ainda que todas as três câmaras fotográficas suportam a compressão (deep fusion) de ficheiros RAW (não comprimidos) para melhor claridade das imagens, sombras e detalhes de luz. Aliás, o Find X6 Pro traz 13 canais de processamento de imagem para compilar todos os detalhes importantes numa imagem.
Captação e reprodução de vídeo com Dolby Vision 4K HDR
Podemos ainda apontar o zoom híbrido de 6x com a ótica periscópica, bem como a captação de vídeo em 4K. Ademais, este telefone suporta a captação e reprodução de vídeo Ultra-HD no padrão Dolby Vision 4K HDR.
Por outro lado, a câmara ultra grnade angular pode desdobrar-se como câmara macro, permitindo captar imagens a distâncias mínimas de 4 cm com menos de 1% de distorção ótica e aberrações cromáticas.
Por fim, temos também uma câmara fotográfica frontal de 32 MP com sensor IMX709, o mesmo módulo que já conhecemos no Find X5 Pro lançado em 2022.
As demais caraterísticas técnicas do novo Find X6 Pro são igualmente impressionantes, senão vejamos.
Snapdragon 8 Gen 2 comanda o desempenho no OPPO Find X6 Pro
O OPPO Find X6 Pro tem um ecrã de 6,82 polegadas de diagonal, tecnologia AMOLED com resolução Quad-HD+ de 3168x1440 pixeis. Tem taxa de atualização adaptável até 120 Hz, taxa de registo do toque a 240 Hz e um brilho máximo de 2 500 nits.
No seu interior temos o Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm, o melhor processador atualmente disponível para dispositivos móveis Android. Temos também até 16 GB de memória LPDDR5X, bem como até 512 GB de armazenamento interno UFS 4.0.
A alimentar este smartphone temos uma bateria de 5 000 mAh de capacidade com carga rápida a 100 W, padrão SuperVOOC que entrega 100% da carga em 28 minutos. Temos ainda o carregamento sem-fios a 50 W (AirVOOC), com durabilidade garantida.
Smartphone disponível em preto, verde e castanho com tom duplo
O OPPO Find X6 Pro estará disponível em três esquemas de cor, desde o preto, verde ao castanho com tom duplo. Este último terá uma porção principal em couro vegan, com a porção superior em vidro. Note-se que a estrutura do smartphone é em alumínio.
O design geral do smartphone pode ser visto em seguida, no vídeo oficial de apresentação já divulgado na China, durante a apresentação oficial do produto. Aí temos o tom duplo de castanho e branco em maior destaque.
Por outro lado, importa também frisar a sua certificação IP68 que lhe confere resistência à água e ao pó. Algo que já era expectável tendo em consideração o seu papel de topo de gama.
Por fim, aguardamos agora pelo anúncio da sua data de apresentação global, bem como os preços internacionais.
Editores 4gnews recomendam: