OPPO adere à Open 3D Foundation para trazer o 3D aos smartphones Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A OPPO fez hoje saber que aderirá à Open 3D Foundation (O3DF), entidade focada na tridimensionalidade e respetivas aplicações práticas, uma organização pro-bono do grupo Linux Foundation. O objetivo? Fomentar a criação e desenvolvimento de novas apps e novos serviços que tirem partido de gráficos 3D com aplicação nos dispositivos móveis como os smartphones Android.

A entidade em questão, a "The O3DF" foi fundada em 2021 para fomentar o desenvolvimento e cooperação, bem como a partilha de recursos de pesquisa e de projetos de fonte-aberta (open source) no âmbito dos gráficos 3D. Conhecimento este que pode ser vertido na produção de jogos, ambientes gráficos, UI's, entre várias outras aplicações.

OPPO quer estar na vanguarda das aplicações e gráficos 3D

OPPO 3D

Importa ainda frisar que a O3DF conta com o suporte e cooperação das principais Big Tech como a Adobe, Amazon Web Services, Intel, e a Microsoft, entre outras. É um dos bastiões do fomento ao desenvolvimento de soluções 3D e conta também com a participação da fabricante chinesa OPPO.

Assim sendo, como parte do seu compromisso com a O3DF, a OPPO promete participar ativamente quer na gestão, quer na organização de vários ativos de fonte aberta com o intuito de fomentar o desenvolvimento de novas aplicações 3D.

Taking our commitment to provide our customers with next-gen content like #Metaverse through #3D graphics #tech. Excited to join hands with the Open 3D Foundation. Here’s to creating more immersive applications for mobile users to enjoy a smarter life.https://t.co/s8MaCSurJA pic.twitter.com/D418Fq1uct

— Tasleem Arif (@tasleemarifk) 13 de setembro de 2022

Em causa está a adaptação e desenvolvimento do O3DE (Open 3D Engine) para dispositivos móveis como smartphones Android, tablets, entre outros. Pode daqui nascer um novo tipo de conteúdos 3D a versar nos próximos smartphones OPPO, ou novas "surpresas" 3D no seu ambiente gráfico de utilizador. Ou seja, na sua UI ColorOS em respetivas versões futuras.

Por fim, a tecnológica chinesa mostra-se entusiasmada com a adesão e, objetivamente, com os potenciais frutos que daqui nascerão.

Atualmente a OPPO prepara a distribuição da próxima grande versão da sua interface, a ColorOS 13 baseada no sistema operativo Android 13, da Google.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.