OPPO A78 5G é o novo smartphone barato ideal para fotografia

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O ano novo de 2023 traz consigo uma nova geração de smartphones acessíveis para quem procura um telemóvel qualidade / preço, neste caso o OPPO A78 5G. O smartphone Android foi agora apresentado oficialmente pela empresa chinesa e chegará aos mercados globais com uma nova proposta de valor.

A apresentação era esperada graças às fugas de informação prévias que, como melhor se explanará em seguida, acabaram por se materializar na íntegra. Desse modo, temos aqui um novo smartphone Android com câmaras de 50 MP, a promessa de uma boa relação qualidade / preço e processador MediaTek Dimensity 700.

Este é o novo smartphone OPPO A78 5G

smartphone OPPO A78 5G

O mais recente lançamento da fabricante chinesa já está disponível no mercado da Índia. Posteriormente, contamos com uma distribuição global de modo a renovar o atual leque de gama média / baixa. Por isso, vejamos o que de novo oferece este telemóvel neste ano que conclui agora a sua primeira semana.

Em primeiro lugar, o design do novo OPPO A78 5G é muito similar, senão mesmo igual, ao do OPPO A58 5G, modelo anunciado oficialmente em novembro de 2022.

De qualquer modo, digo que tem uma identidade visual definida e, pelo menos, destaca-se da concorrência neste segmento de smartphones acessíveis.

Margens retas, cantos arredondados e acabamento cuidado neste smartphone Android

OPPO A78 5G

Em primeiro lugar temos o ecrã de 6,56 polegadas de diagonal, tecnologia IPS LCD com resolução HD+ (720p) e alta taxa de atualização até 90 Hz. Temos também o processador MediaTek Dimensity 700, um SoC octa-core relativamente poderoso.

Podemos também dar conta dos 8 GB de memória RAM, bem como os 128 GB de armazenamento interno. Ademais, temos a possibilidade de expandir este valor com recurso a um cartão de memória micro SD.

Câmara fotográfica dupla com sensor de 50 MP + 2 MP

smartphone OPPO A78 5G

O smartphone integra uma câmara fotográfica principal dupla, composta pelo sensor primário de 50 MP. Temos também um sensor adicional para informações de profundidade com 2 MP de resolução. Já na parte frontal, para as selfies, podemos encontrar a câmara de 8 MP.

O telefone OPPO A78 5G é alimentado por uma bateria com 5 000 mAh de capacidade e carregamento a 33 W. Temos ainda conetividade USB do Tipo C, porta áudio de 3,5 mm, bem como resistência à água com certificação IP 54.

Este smartphone OPPO conta também com a interface ColorOS 13, baseada no sistema operativo Android 13 da Google. Por fim, o seu preço de venda ao público recomendado é o equivalente a 230 dólares, cerca de 200 euros à atual taxa de conversão.

OPPO A78 5G

Por fim, aguardamos pela sua chegada também à Europa, bem como aos demais mercados mundiais ao longo do primeiro trimestre do ano. Numa nota pessoa, digo que peca pela resolução do ecrã, manifestamente baixa, mas entrega caraterísticas promissoras nos demais aspetos.

Para quem estiver à procura de um telefone relativamente barato, atualizado e bem construído, com primazia para a fotografia, então esta pode ser uma boa compra. Pese embora a resolução de ecrã seja o seu maior contra, entrega ainda assim um "pacote" cativante para a realidade de mercado em 2023.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.