Opinião. Por que está a Apple sempre atrasada ultimamente?

Bruno Coelho

Longe vão os tempos em que a Apple estava na dianteira da inovação tecnológica. Aliás, no mercado de smartphones temos de recuar bastante no tempo até encontrarmos uma altura em que a empresa de Cupertino tenha sido verdadeiramente inventiva.

Os Airpods 2 são só mais um exemplo de como as ideias escasseiam no reino de Tim Cook. A Apple não inova há muito tempo e isso pode explicar-se de várias formas. A minha explicação preferida é de que se trata, em boa parte, de uma questão de estatuto.

apple iphone

Em primeiro lugar, o nome da empresa. A Apple não se sente na obrigação de estar na crista da onda inovativa, porque tem um nome. Esse nome vem levando a empresa a apenas ver à distância o que os concorrentes vão fazendo, e a aplicar isso, a seu tempo, no seu iPhone.

A inovação do iPhone XS é questionável

Se o primeiro iPhone foi um marco, o mesmo não se pode dizer nos últimos modelos. A empresa de Cupertino é um nome tão grande, que simplesmente se pode dar ao luxo de não inovar. E atenção, a qualidade de um iPhone XS, por exemplo, é inquestionável. Mas a sua relevância inovativa é. E isso começa a sentir-se nas vendas.

iphone x apple

A verdade é que pela boca morre o peixe. A Apple sofre com este tipo de crítica pois foi inovativa, tem um nome e um estatuto marcadamente associados a si. Isso faz com que todos os olhos estejam postos em cima dos seus lançamentos, já que os seus produtos são dos mais desejadas do mercado.

Por um lado, podemos dizer que é uma questão de estatuto. A empresa de Tim Cook sabe que o tem e que os consumidores ‘presos’ no ecossistema continuarão a levá-la em ombros. Por outro lado, a Apple tem-se acomodado. Deixa a concorrência errar, maturar e aí aplica a nova tecnologia.

apple airpods

A Apple aplica os preços que aplica, não só pela qualidade dos produtos, mas pelo nome. É isso que faz com que um consumidor sinta que é justo pagar X por um iPhone, mas não o pagaria por um Xiaomi. Enquanto tal for assim, a Apple vai continuar propositadamente atrasada. É até o consumidor o permitir.

Editores 4gnews recomendam

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.