Opera para Android já te dá uma VPN grátis (download APK)

Filipe Alves

O Opera para Android já nos voltou a dar uma VPN grátis e ilimitada. Não há forma melhor de manter a tua navegação na internet segura e anónima do que usar uma VPN. Contudo, nem todas as aplicações para Android de VPN são propriamente seguras. Irónico não?

Algumas aplicações de VPN na Google Play Store obrigam-te a ver publicidade e nem todas são tão anónimas quanto garantem ser. Assim sendo, nada melhor do que utilizar uma VPN segura e verdadeira anónima.

Opera para Android já te dá uma VPN grátis

É aqui que o Opera para Android entra. O browser é rápido, leve, seguro e anónimo. Depois de ter desativado a sua VPN no ano passado, a empresa voltou a oferecer a possibilidade a todos os utilizadores Android.

A nova versão da aplicação (51) já nos dá a possibilidade de ativar a VPN. Isto fará com que o teu ISP (operadora) não saiba quem tu és e melhor ainda, a Google não conseguirá também saber de onde é que estás a navegar.

O que é uma VPN de forma simples

VPN Exemplo

Uma VPN (Virtual Private Network) serve para mascarar a tua informação. Em vez de te ligar diretamente aos servidores, liga-te aos servidores da empresa de VPN que mais tarde te liga ao website em questão. Esta informação é encriptada e totalmente anónima. Esta é a definição mais simples que te posso arranjar.

Como instalar a mais recente versão do Opera para Android

Podes esperar que a versão chegue à Google Play Store, que não deverá demorar muito tempo, ou então instalar a APK abaixo. Instalar a APK é simples e rápido. Primeiramente clica no ícones do Opera abaixo e serás encaminhado para o Google Drive (em certas situações começa logo a baixar). Aguarda um momento até o download começar.

Instala aqui a nova versão da aplicação

Opera Android logo

Instala ainda a aplicação mais linda da Play Store

Logo 4gnews

Logo depois clica na notificação que diz "Download efetuado com sucesso". Dá as devidas autorizações ao Drive para instalar APK no teu smartphone e faz os típicos "Seguinte" e "instalar". Depois disso terás a aplicação do Opera para Android na última versão já no teu smartphone.

Como ativar a VPN no Opera para Android

Por fim, depois de abrires o Opera clica no ícone do browser no canto inferior direito. Segue para "configurações" e ativa a VPN. clica também em cima de VPN e define se queres navegar anónimo sempre ou só em separadores anónimos. Sim, porque os separadores anónimos da Google não são bem anónimos.

Ativar VPN Opera Android

Em suma, aconselho a utilizar um serviço destes se estás farto de ver as tuas informações serem vendidas sem ganhares nada com isso. Ainda que o Opera não seja tão eficiente, na minha opinião, quanto o Google Chrome, foi o meu browser de eleição no passado devido a esta funcionalidade. Quem sabe ganhe novamente a minha preferência.

Editores 4gnews recomendam:

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.