Google vai perguntar que browser queres usar no teu Android

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Google quer evitar problemas em solo europeu. Depois de a Comissão Europeia a ter autuado em 5 mil milhões de dólares, a empresa de Mountain View não quer voltar a arriscar penalizações. A empresa vai passar a perguntar aos utilizadores europeus de Android que browser e motor de pesquisa querem usar.

A gigante de Mountain View está a fazer o seu melhor para evitar repetir penalizações. Multada por forçar os utilizadores Android a ter as suas aplicações nos smartphones, a empresa está agora a tentar amenizar as coisas. O último movimento é uma forma de mostrar aos utilizadores europeus que podem instalar qualquer browser.

A verdade é que o Google e o Chrome são simultaneamente os motores de pesquisa e browser mais famosos do mundo. O objetivo é precaver quaisquer novas sanções. A Google vai assim perguntar aos atuais e novos utilizadores europeus que browser e aplicações de pesquisa preferem usar.

Os utilizadores de Android podem utilizar as aplicações que bem lhes apetece. Esta jogada da Google pretende mostrar à Comissão Europeia o “continuado compromisso de operar de forma aberta e com princípios vincados”. Até porque a empresa de Mountain View não deve querer mais multas pesadas.

Google quer acalmar as hostes com a Comissão Europeia

Em resposta à multa de julho de 2018, a Google criou licenças separadas para o Google Play, Chrome e Pesquisa. Tal ação deu aos construtores de smartphones a possibilidade de instalarem a aplicação de quisessem em alternativa. Este tipo de ações deve acalmar as hostes entre Google e Comissão Europeia.

A multa aplicada à Google vinha de uma queixa de 2016 realizada pela Comissão Europeia. A instância aferiu que tal prática colocava os competidores para trás e criava algo parecido a um monopólio. Agora, a empresa de Mountain View continua a limpar as suas mãos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Vídeo do Huawei P30 confirma característica inesperada
  • Se tens um novo Samsung Galaxy S10 vais adorar esta aplicação
  • AMD Ryzen 3000 recebem suporte para motherboards mais antigas

Fonte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.