Google remove Links Piratas e IPTV dos teus arcadores no Browser

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Google tem intensificado o seu combate à disseminação de pirataria online e, até à data, já deu resposta a mais de 7 mil milhões de pedidos de remoção e queixas de violação de propriedade intelectual. Todavia, a gigante norte-americana dá agora mais um passo, assumindo uma postura pró-ativa de prevenção, removendo automaticamente links guardados para sites de pirataria e IPTV.

Ciente da sua popularidade, seja enquanto navegador dominante com o seu Google Chrome, bem como o motor de busca mais popular do mundo, o Google, temos agora uma postura mais assertiva da empresa.

Sabendo que, todos os dias, bastando escrever os termos certos no seu motor de busca, são-nos apresentados resultados de IPTV e bastante pirataria, há agora novidades mais ágeis.

Google intensifica o combater à IPTV pirata e aos "links" suspeitos

Google pedidos de remoção de conteúdos
Os pedidos de remoção de conteúdos online feitos à Google até agosto de 2023.

As novidades também se aplicação ao YouTube, a sua plataforma de vídeos, além das várias extensões e serviços da Google. Note-se que todos estão sob o controlo da sua empresa-mãe, a Alphabet.

Em suma, esta é a empresa que indexa grande parte da informação disponível na Internet, sendo o principal meio de descoberta desse mesmo conteúdo.

Importa frisar que a Google começou a compilar um registo destas remoções de conteúdos no início da última década, mais concretamente na primavera de 2012. Entretanto, temos o Relatório de Transparência da empresa a focar-se nesse mesmo assunto.

Google pedidos de remoção
Crescimento dos pedidos de remoção de conteúdos online feitos à Google até agosto de 2023.

"Existem leis em todo o mundo que afetam a disponibilidade de conteúdos nos produtos e serviços Google. Estes relatórios divulgam dados relativos a pedidos de remoção de conteúdo numa tentativa de promover discussões informadas sobre a regulação do conteúdo online.", aponta a própria plataforma.

Guardaste algum link para sites piratas nos marcadores? Será removido pelo Chrome

Google Chrome
Aviso automático enviado pela Google. Crédito: Torrentfreak

Importa notar que esta remoção automática dos conteúdos guardados nos marcadores do Chrome será feita de modo automático. Além disso, terá uma aplicação global, com duração indefinida. Ou seja, em qualquer ponto do mundo, com caráter definitivo.

Estas mudanças afetarão as nossas Coleções e Itens Guardados, tal como informa a própria. Assim, não só nos Marcadores do Chrome, mas também no demais conteúdo guardado, poderemos ter algumas surpresas consoante o conteúdo em questão.

Teremos assim uma remoção dos Links guardados que apontem para plataformas de pirataria, ou IPTV, duas das vertentes mais comuns para ver filmes e séries online. Em síntese, uma alteração que vai além dos marcadores e se aplicará ao conteúdo guardado neste navegador de Internet.

Por fim, de momento esta pode ser uma função em teste, ou de aplicação ainda limitada segundo aponta a fonte. No entanto, caso a Google queira efetivamente moderar o que guardamos nos Marcadores será um desenvolvimento interessante, com impacto também em Portugal.

Google Preemptively Banned Hundreds of Millions of ‘Pirate’ URLs Last Year https://t.co/pxaiek2F9r

— Ernesto (@torrentfreak) 3 de setembro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.