OnePlus prepara-se para revolucionar os ecrãs AMOLED

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O CEO da OnePlus confirmou que a fabricante está a realizar testes na implementação de uma nova tecnologia que vai permitir reduzir o brilho dos ecrãs AMOLED de forma menos agressiva para os olhos dos utilizadores. Este é um problema que muitas fabricantes estão a tentar resolver nos seus smartphones.

Atualmente, a redução no brilho de ecrãs AMOLED é feito através de pulse width modulation (PWM), que na sua essência significa que o brilho é reduzido através de cortes de corrente. Em alguns casos, a redução drástica do brilho num ecrã AMOLED pode resultar num flickering (piscar) bastante visível do ecrã.

Este é um dos grandes pontos negativos deste tipo de ecrãs, que em diversas situações pode causar grande desconforto para os utilizadores. Em casos extremos, pode ser responsável por dores de cabeça e outros problemas de saúde.

OnePlus poderá a primeira fabricante a resolver o grande problema dos ecrãs AMOLED

Tal como outras fabricantes, a OnePlus está a desenvolver uma tecnologia alternativa, designada por DC dimming. Esta tecnologia chegará para substituir a PWM, ajustando a corrente direta que alimenta o ecrã. Mas, como na maioria dos casos, traz também alguns problemas.

É verdade que este tipo de abordagem irá eliminar totalmente os problemas de intermitência (flickering) do ecrã. No entanto, tem um impacto negativo na qualidade da imagem reproduzida. Por este motivo, é muito provável que esta opção nunca venha a ser implementada de forma padrão nos smartphones da OnePlus.

Por outro lado, é muito provável que acabem por oferecer esta tecnologia de forma opcional para os utilizadores que não tiverem problemas com a perda de qualidade na imagem. Mesmo que esta tecnologia esteja ativa, não afetará a qualidade da imagem quando o ecrã estiver com níveis de brilho elevados. Por isso, parece ser um compromisso que irá certamente agradar aos utilizadores.

Ainda assim, Pete Lau — CEO da OnePlus — não parece estar muito convencido por esta nova opção, pelo menos nesta fase de testes inicial. Ainda assim, é possível que ainda durante este ano, os utilizadores da OnePlus comecem a receber esta funcionalidade nas versões beta da OxygenOS.

Editores 4gnews recomendam:

  • CEO da OnePlus "não tem pressa" para lançar o OnePlus 7
  • Xiaomi Redmi topo de gama não terá câmara Pop-up - Confirma CEO
  • Google já começou o Android R ( Android 11). Novidades estão prestes a chegar!

Fonte

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.