OnePlus: após a polémica, empresa adicionará este controlo à OxygenOS 12

Rui Bacelar
Comentar

A OnePlus esteve recentemente debaixo de fogo no início do mês ao ser apanhada a condicionar propositadamente o desempenho dos seus smartphones Android de gama alta. Mais concretamente, diminuindo a performance dos OnePlus 9 e OnePlus 9 Pro através da sua interface própria, a OxygenOS.

A prática foi primeiramente exposta pela publicação Anandtech, sendo em seguida confirmada pela Geekbench que viria a remover ambos os equipamentos da sua listagem. Pouco depois, a própria OnePlus viria a admitir a prática tentando justificar-se com base na poupança de energia e redução do consumo energético no quotidiano.

Novo controlo a chegar com a introdução da OxygenOS 12

OxygenOS

Agora a fabricante chinesa propõe uma solução para esta prática mediante a introdução de um novo controlo / interruptor na sua OxygenOS 12. Portanto, esta possibilidade só chegará com a próxima grande distribuição da interface a chegar no final de 2021.

Importa frisar que esta será a versão baseada no novo Android 12 da Google que, atualmente, está a ser ultimado. Espera-se que a tecnológica norte-americana distribua o Android 12 em finais de agosto de 2021, começando então a OnePlus os seus trabalhos.

As melhores previsões sugerem que a OxygenOS 12 chegará em setembro próximo, cerca de um mês após a distribuição da próxima versão do sistema operativo. Entretanto, os utilizadores dos smartphones mais recentes não poderão desbloquear todo o potencial dos seus equipamentos com o Snapdragon 888 da Qualcomm.

O Android 12 será disponibilizado em agosto pela Google

Esta funcionalidade será principalmente dirigida aos smartphones OnePlus equipados com o SoC Snapdragon 888 da Qualcomm. É este o processador que a fabricante decidiu restringir para que o mesmo não aquecesse tanto, nem consumisse tanta energia.

Atualmente é efetuada uma redução do desempenho deste processador na maioria das aplicações em utilização, algo que já foi confirmado pela fabricante. Futuramente, o utilizador terá a possibilidade de desativar esta restrição através da OxygenOS.

Entretanto, a tecnológica também confirmou que este condicionamento é aplicado aos OnePlus Nord 2, bem como ao OnePlus 9R.

O novo "interruptor" chegará com a distribuição da OxygenOS 12, versão que deve começar a ser distribuída em setembro. Estes planos foram avançados pela OnePlus à publicação AndroidPolice.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.