OnePlus. Alguns dispositivos com Android Oreo falham no mais essencial

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

São os smartphones com a melhor relação preço / qualidade do mercado. São a melhor aposta para quem quer um topo de gama com uma interface simples e já com o Android Oreo e a sua OxygenOS. São dos equipamentos com mais memória RAM que podes encontrar no mercado. A marca chama-se, OnePlus. É sediada na China.

Todavia, são tão poderosos mas tão poderosos que algumas unidades nem ousam incomodar os seus utilizadores com o toque de chamada recebida. É verdade. O caso foi exposto no fórum oficial da marca. Segundo consta, algumas unidades, depois de terem recebido a nova ROM oficial / interface OxygenOS baseada no Android Oreo 8.0 deixaram de receber o alerta de chamada.

Vê ainda: d

Esta patologia faz-se sentir mesmo quando o interruptor das notificações estão no modo "Toque", onde deverá apresentar todos os toques, alertas sonoros, vibrações, etc. Este bug não é constante e parece afetar aleatoriamente alguns utilizadores e alguns modelos da marca.

Esta inconsistência no erro (bug) tem tornado difícil a sua detecção. Até à data o único denominador comum é o facto de acontecer em smartphones com a mais recente versão da OxygenOS. A publicação inicial dá conta da ocorrência deste bug no OnePlus 5T já com a OxygenOS, versão 5.0.3, já baseada no novo Android Oreo 8.0.

Alguns OnePlus com Android Oreo / OxygenOS estão a relatar este problema

Todavia, vemos vários utilizadores do OnePlus 5 e OnePlus 3 a relatar exatamente os mesmos sintomas, descrevendo detalhadamente a mesma situação / problema. A construtora chinesa ainda não confirmou ou desmentiu a existência deste erro, apesar de não ser possível desmentir aquilo que os utilizadores estão a relatar. Seja como for, a OnePlus não deverá tardar em olhar para o problema e providenciar uma solução. Esta chegará com a próxima atualização de software da OxygenOS baseada no android Oreo.

Entretanto, para quem estiver a ser afetado pela não recepção do alerta sonoro de chamada recebida, a solução temporária passa por reiniciar o dispositivo. Segundo os utilizadores isto ajudará a mitigar, temporariamente, a extensão do problema.

A causa do erro / bug continua sem ser clara. Aparenta ser bastante comum entre os utilizadores. Todavia, os problemas de software que afetem os utilizadores desta marca são rapidamente relatados e expostos no fórum oficial. Numa questão de horas desde que foi criado o tópico já recebeu imensas interações e relatos de casos semelhantes.

Limpeza da memória cache aparenta resolver o problema definitivamente

Temos também um utilizador que afirma que ao limpar a memória Cache do smartphone OnePlus através do Modo de Recuperação (Modo Recovery) o erro fica resolvido permanentemente.

Contudo, não temos qualquer relato de outros utilizadores que tenham experimentado, com sucesso este método. Em suma, carece de confirmação para validação desta teoria. Pessoalmente não senti este problema a afetar o meu OnePlus 5 depois de ter recebido o Android Oreo.

Caso algum dos nossos leitores esteja a perder chamadas telefónicas ao não receber o toque de alerta. Caso estejam a utilizar uma OxygenOS já baseada no Android Oreo e queiram tentar esta solução. Caso o estejam dispostos a fazer terão que entrar no Modo de Recuperação (Modo Recovery). Para tal desliguem o vosso OnePlus. Em seguida liguem o smartphone e pressionem ambos os botões Power+Aumentar Volume. Isto abrirá o Modo de Recuperação (Modo Recovery).

Vemos também alguns relatos de utilizadores que após a atualização para Android Oreo não conseguem ter uma conexão Bluetooth estável. Relatam ainda a casual perda de alguns sons de notificações. Erros aparentemente esporádicos.

Neste momento o núcleo duro da equipa de desenvolvimento de software encontra-se de férias devido ao Ano Novo chinês. Desta forma poderão ter que esperar um pouco mais pela próxima distribuição de versões Beta e versões estáveis.

Em 2017 a OnePlus teve um ano repleto de sucessos. Conseguiu crescer imenso, ultrapassando os 1.4 mil milhões de dólares em receitas durante o último ano. Agora, a marca prepara o seu próximo lançamento, o OnePlus 6. Chegará em maio.

Assuntos relevantes na 4gnews:

para Portugal já em 2018

le Imagens removeu a opção de “Ver e descarregar Imagem”

d?

Fonte|

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.