OnePlus 6. OPPO R15 confirma a sua notch, a monocelha no seu Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Oppo, uma das maiores fabricantes chinesas de dispositivos móveis em todo o mundo. A 2ª maior fabricante de smartphones Android na China, logo atrás da Huawei. Agora, esta marca confirmou a presença de uma monocelha ou notch no seu próximo smartphone Android de gama alta, o Oppo R15. Algo que provavelmente também estará presente no OnePlus 6.

Note-se que a Oppo, tal como a Vivo e a OnePlus pertencem à mesma multinacional chinesa, a primeiras fotografias do suposto OnePlus 6 começam a fazer sentido.

Vê ainda: d e iOS poderá suportar vídeo-chamadas

Note-se ainda que seria a própria Oppo a partilhar este teaser, esta antevisão do seu próximo smartphone Android. Será mais um equipamento de ecrã praticamente sem margens ou bezels. A grande novidade será mesmo a inclusão de uma notch, entalhe, recorte ou monocelha na parte superior do ecrã. Escolha o nome que mais vos aprouver mas teremos um Oppo R15 e posteriormente um OnePlus 6 idêntico ao Apple.

A imagem / teaser seria partilhada originalmente no seu perfil oficial da Weibo, a rede social chinesa. A imagem fala por si, teremos um ecrã alto, quase sem margens na parte inferior do equipamento e uma notória monocelha na parte superior. Teremos ainda uma versão Plus para rematar o próximo alinhamento de dispositivos Android desta marca chinesa.

OPPO R15 e OnePlus, dois dispositivos Android com a "notch" do iPhone X?

Note-se que apesar de estar bem presente, a notch do Oppo R15 seria bem mais pequena do que a do Apple iPhone X. Seria, por outro lado, bem maior do que a do Essential Phone, o Essential PH-1 que mais não é do que apenas um circulo em volta da câmara frontal. Olhando para as margens laterais podemos ver que o ecrã preenche a quase totalidade deste painel frontal. Os bezels laterais serão mínimos e quase negligenciáveis. Mais ainda, segundo este teaser, tanto o Oppo R15 como o Oppo R15 Plus terão um vidro curvo a revestir este ecrã / painel.

Oppo e OnePlus podem partilhar desta ideologia

A marca não nos mostrou a traseira deste smartphone Android portanto para já não há muito mais que possamos avançar sobre o dispositivo. Contaremos também com uma estrutura e traseira metálica neste dispositivo. Assim aconteceu com os seus antecessores portanto caso a tradição se mantenha, o metal continuará a estar presente.

OnePlus 6 deverá seguir o exemplo do Oppo R15

Note-se que o antecessor (R11) do Oppo R15 foi lançado no mercado em junho do último ano, contando também com uma versão "Plus".

Desta forma, é provável que esta empresa "irmã" da OnePlus apresente o seu próximo topo de gama em meados de 2018. Junho é o mês mais provável para esta apresentação. Antes destes dispositivos ainda ficaremos a conhecer as próximas apostas da chinesa Huawei e Xiaomi. Estas fabricantes apresentarão as suas novidades no mesmo dia, 27 de março.

Ora, também não é segredo algum que a OnePlus costuma basear os seus smartphones na série R da Oppo. Posto isto, depois de termos visto a confirmação da monocelha do Apple iPhone X no Oppo R15 já sabemos o que esperar do OnePlus 6. Mais ainda, as primeiras fotos do suposto OnePlus 6 parecem mostrar-nos isso mesmo, uma monocelha ou notch.

Oppo R11 inspirou o OnePlus 5, R11s o OnePlus 5T

A nível de especificações técnicas acreditamos que ambos os topos de gama possam utilizar o processador Qualcomm Snapdragon 845. Mais ainda, a nível de memória RAM o smartphone da Oppo deve ficar-se pelos 6GB de RAM. Com 8GB de RAM provavelmente na versão Plus. Já a nível de armazenamento deveremos ter, tanto nos Oppo como no OnePlus 6, um total de 64 ou 128GB de memória.

Podemos ainda adiantar que o OnePlus 6 já contará com o Android Oreo como sistema operativo. Baseará a sua interface própria. A OxygenOS, nesta que é a mais recente versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis. Neste momento, à data deste artigo, a OxygenOS já chegou à versão 5.0.4 na última semana.

Se estavas à espera de um OnePlus 6 sem o recorte, entalhe, notch ou monocelha do Apple iPhone X, lamento. A tendência parece ter-se alastrado inevitavelmente até estas duas fabricantes. Ambas as marcas deverão apresentar os seus produtos em meados de junho de 2018. Acredita-se ainda que pelo menos o OnePlus 6 possa trazer um sistema de reconhecimento facial 3D, um Face Unlock mais seguro do que a atual geração. Poderá ainda apresentar o leitor de impressões digitais embutido no ecrã.

Até lá é certo que surgirão mais fugas de informação. Fiquem atentos.

Assuntos relevantes na 4gnews:

G para fotografia – DxOMark

d abaixo de 250€ – Março 2018

e Xiaomi Mi MIX 2S, as próximas flores de Primavera

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.