OnePlus 12 vs Samsung S24 Ultra em 4 pontos cruciais de desempenho

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

O OnePlus 12 acaba de ser oficialmente apresentado pela marca e, tal como se esperava, estamos perante um smartphone poderoso que será lançado, a nível global, em janeiro do próximo ano. Também em janeiro de 2024, vai chegar o seu grande rival Galaxy S24 Ultra da Samsung que promete o mesmo desempenho.

Visto que são dois smartphones de topo, decidimos comparar a câmara, processador, armazenamento/RAM e a bateria. Lembramos que as especificações do S24 Ultra ainda não são oficiais, mas não vão se afastar muito do que tem vindo a ser divulgado.

1. Câmara: OnePlus 12 tem menos megapixéis, mas com qualidade garantida

imagem de grupo do OnePlus 12
Cartaz promocional do OnePlus 12 Crédito@OnePlus

Comecemos por colocar frente a frente as câmaras dos dois terminais que são um dos principais argumentos de venda destes modelos. A OnePlus não ganha a guerra dos megapixéis, mas a qualidade dos resultados entregues pelo seu sensor primário foi já certificada por vários especialistas internacionais.

O OnePlus 12 está equipado com o sensor principal Sony LYTIA 808 que fornece 50 megapixéis de resolução e estabilização ótica de imagem. Este sensor é complementado por um ultra grande angular de 48 megapixéis equivalente a 14 mm e com um ângulo de visão de 114º. O terceiro sensor é um telefoto com 64 megapixéis e zoom ótico de 3x.

Por sua vez, o Galaxy S24 Ultra vai apresentar um sensor primário de 200 megapixéis na sua configuração de câmara quádrupla. Este módulo vai também incluir um ultra grande angular de 12 megapixéis, um telefoto de 10 megapixéis e zoom ótico de 3x e ainda um segundo sensor telefoto com 50 megapixéis de resolução e zoom ótico de 5x.

A guerra dos megapixéis e capacidade de zoom ótico, no papel, é ganha pela Samsung. Mas é preciso não esquecer que o OnePlus 12 conta com a colaboração da reconhecida marca de imagem Hasselblad.

Junte-se à equação as esperadas funcionalidades baseadas em IA que o Galaxy S24 Ultra vai apresentar também no campo da fotografia e a batalha entre estes dois poderosos promete dar muito que falar.

2. Processador: ambos com Snapdragon 8 Gen 3, mas S24 Ultra tem overclock

Agora vamos ao “cérebro” destes modelos que em ambos os casos vai ser o processador Snapdragon 8 Gen 3. Recorde-se que, na Europa, apenas o modelo mais avançado desta série da Samsung, Galaxy S24, vai chegar equipado com o chip da Qualcomm.

Mas saliente-se uma “pequena grande” diferença. O OnePlus 12 integra a versão “normal” do chip Qualcomm. Já o S24 Ultra vai chegar com uma versão personalizada e overclock do mesmo processador.

À partida o modelo Samsung pode ter vantagem. Mas os sistemas de refrigeração e todo o software incluído nos terminais podem igualar mais as coisas. Recorde-se que o OnePlus 12 obteve uma pontuação de 2.333.033 pontos na plataforma AnTuTu, estabelecendo um novo recorde.

3. RAM: Oneplus 12 esmaga com 24 GB

O OnePlus 12 chega ao mercado com uns generosos 24 GB de memória RAM, ainda que conte também com variantes de 12 e 16 GB. No armazenamento interno é igualmente generoso com configurações que começam nos 256 GB e estendem-se até 1 TB de capacidade.

A Samsung será igualmente generosa no armazenamento interno com opções de 256 GB, 512 GB e 1 TB de capacidade.

No entanto, vai ser menos “mãos largas” na sua capacidade de RAM. Espera-se que o Galaxy S24 Ultra tenha apenas uma opção de 12 GB disponível. O que significa que vai ter metade da capacidade do rival da OnePlus.

4. Bateria e Carregamento: OnePlus 12 leva a melhor

Atualmente, a autonomia está nos lugares cimeiros da lista de requisitos num smartphone e esse é um atributo que tem vindo a ser trabalhado pelas marcas chinesas. A OnePlus não é exceção e equipou o modelo 12 com uma robusta bateria de 5.400 mAh com suporte para carregamento rápido de 100 watts e carregamento sem fios de 50 watts.

Por outras palavras, carregado com cabo, o modelo chega aos 100% em 26 minutos e sem fios em 55 minutos.

Espera-se que o Galaxy S24 tenha a mesma bateria de 5.000 mAh do modelo anterior, assim como o carregamento rápido de 45 watts e sem fios de 15 watts. O que significa que poderá ter menos autonomia que o rival da OnePlus e, certamente, vai demorar mais tempo a levar a bateria aos 100%.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt