Olympic Games Tokyo 2020 no Google Stadia: divertimento sacrifica realismo

Bruno Coelho
Comentar

Tal como os próprios Jogos Olímpicos de Tóquio, o jogo para as várias consolas que os acompanha chegou recentemente ao mercado. Testei a versão do 'Olympic Games Tokyo 2020' para o Google Stadia, e neste artigo conto-te a minha opinião sobre ele.

Tal como os Jogos Olímpicos, este é um título que desafia os jogadores a alcançar a glória. Podes fazê-lo sozinho, com amigos ou família e online. O objetivo é ganhar medalhas de ouro, e a editora SEGA procura mais que nunca promovê-lo como um “jogo social”.

“Prepara-te para dar rédea livre ao atleta que tens dentro de ti enquanto personalizas as suas habilidades e escolhes a roupa perfeita. E porquê usar equipamento desportivo normal quando podes cativar as atenções vestido de pirata, astronauta ou cowboy?”, é o que lemos na descrição do jogo.

stadia

Personalização é rainha no Olympic Games Tokyo 2020

Este parágrafo põe logo alerta qualquer um que vá à procura de realismo neste jogo. Após passar algumas horas, o que encontrei foi mesmo um jogo divertido e que sacrifica o realismo em função disso.

Podes personalizar, pela primeira vez, o personagem à tua medida. Isto significa que definas um personagem alto, baixo, magro ou gordo, não vai influenciar o teu desempenho nas várias modalidades.

stadia

Apenas 18 modalidades fica aquém do esperado

Depois da personalização, dás de caras com a 18 modalidades disponíveis. E embora tenhamos aqui boa parte das essenciais, escreve este artigo alguém que jogou os títulos de 2004, 2008 e 2012, todos eles com mais variedade nas modalidades.

Temos aqui os 100 metros, basquetebol, futebol, basebol, natação, boxe, salto em comprimento ou lançamento do martelo. Mas faltam várias modalidades emblemáticas, como os 1500 metros, o lançamento do dardo, do peso ou o salto em altura.

stadia

Tal como te disse acima, joguei três títulos de Jogos Olímpicos anteriores. E a verdade é que a jogabilidade chegava ao nível de ter de usar panos e outros objetos inusitados para ter de carregar nas teclas com velocidade suficiente para ganhar. Assim se estragaram alguns comandos.

Isso muda nesta versão, já que a jogabilidade está bastante simplificada. Mas a falta de realismo vai ao ponto de haver “especiais” nas várias modalidades em que o teu personagem ganha ‘superpoderes’.

stadia

Pode dizer-se que é um jogo bastante arcade, ideal para jogar em família e que os puristas não vão gostar. Mas se apreciaste jogos como 'Mario e Sonic nos Jogos Olímpicos', este segue uma mecânica semelhante.

Experiência de qualidade no Google Stadia

O jogo está disponível para as várias consolas, mas a versão que testei foi no Google Stadia. Tal como em jogos anteriores, desde que haja uma boa ligação à internet, a experiência é de grande qualidade, sem engasgos, seja no meu iPad, smartphone, computador ou Mi Box S.

stadia

Um conselho: se vais para este jogo a pensar que vais jogar futebol ou basquetebol, ao nível dos jogos de NBA ou FIFA, esquece. Aqui é o divertimento acima de tudo, e nem sequer há sanções disciplinares.

Se te identificas com os Jogos Olímpicos, este é certamente um jogo obrigatório que vai agradar a miúdos e graúdos. Mas se jogaste títulos antigos semelhantes vais ficar desiludido com a falta de realismo e de modalidades. A experiência no Stadia tem a qualidade a que já me habituou, e não há nada a apontar.

stadia

O jogo está disponível na loja do Google Stadia. Se tens dúvidas de como funciona o Google Stadia, consulta o nosso artigo dedicado.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.