Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Oficial! BYD lança esta semana o carro elétrico que carrega em 5 minutos

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

É já esta quarta-feira, dia 9 de abril, que a BYD vai proceder ao lançamento de dois novos carros elétricos (VEs). Neste caso, o Han L e o Tang L, que irão chegar ao mercado chinês já esta semana. Nesta fase, ainda não sabemos se haverá um lançamento global.

O anúncio foi feito pela própria BYD, nas suas redes sociais. Segundo a marca, citada pelo CnEV Post, "o Han L realizará toda a imaginação dos jovens com um só carro". Recorde-se que as pré-vendas arrancaram a 17 de março.

Carregamento ultrarrápido é o destaque destes novos carros

O grande destaque destes carros é o seu carregamento ultrarrápido. Tal como a 4gnews chegou a noticiar, estes seriam os primeiros modelos construídos ao abrigo da Super e-Platform da BYD.

Este carregador permite um carregamento até 1000 kW de potência, o que é muito acima do que conhecemos no mercado. Como refere a BYD, o objetivo é fazer com que o carregamento demore sensivelmente o mesmo tempo do que encher o depósito num carro a combustível.

BYD Carro
BYD Han L (via CnEV Post: crédito BYD)

Efetivamente, o tempo de carregamento num VE é das maiores “dores de cabeça” para quem usa este tipo de automóveis. Com a nova plataforma, a BYD dá um passo importante no sentido de resolver este inconveniente.

Estima-se, inclusive, que, apenas com um carregamento de 5 minutos, seja possível dotar o Han L de 400 km de autonomia. A BYD refere ainda que a Super e-Platform tem um motor de alta rotação com mais de 30.500 rotações por minuto. A marca diz que é o valor mais alto no mundo.

As principais características do Han L e do Tang L

Acerca dos novos carros da BYD, ambos têm um desempenho bastante considerável. O Han L, por exemplo, consegue ir dos 0 aos 100 km/h em cerca de 2,7 segundos. Já o Tang L, por sua vez, precisa de 3,6 segundos.

Quanto às dimensões, o Han L tem 5,05 metros de comprimento, 1,96 metros de largura , 1,50 metros de altura e 2,97 metros de distância entre eixos. Para as mesmas medidas, o Tang L tem, respetivamente, 5,04 metros, 1,99 metros, 1,76 metros e 2,95 metros.

Cada um destes automóveis, tem o novo sistema de condução inteligente da BYD, o God’s Eye B. Neste caso, é a versão intermédia do God’s Eye, que vai desde o A ao C. Tem ainda um sistema LiDAR no teto, que deteta a luz e a distância através de lasers.

O Han L poderá oferecer a partir de 601 km de autonomia e o Tang L a partir de 560 km.

Nunca é demais reforçar que, de momento, ainda não sabemos se os carros em questão vão ser lançados no mercado global.

Suporte Móvel Carro
17,27 €Amazon
29,47 €-41%
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.