O teu iPhone tem um truque escondido para melhorar (muito) a Apple TV

Rui Bacelar
Comentar

O evento Spring Loaded da tecnológica de Cupertino trouxe-nos várias novidades, algumas bem notórias como as que já demos a conhecer em ocasião passada, ao passo que outras podem ter passado despercebidas ao espetador / leitor menos atento.

Entre estas salientamos agora um truque que ficará disponível nos próximos dias para a maioria dos telefones iPhone que poderão melhorar, sem esforço, a qualidade da imagem entregue pelas caixas Apple TV. É um pequeno "segredo" da maçã!

Usa o teu iPhone para melhorar a qualidade de imagem da Apple TV

iPhone Apple TV
Começa por apontar a câmara frontal (selfie) para a televisão.

A premissa é simples. Calibrar o equilíbrio de cores da Apple TV (o perfil de cores) através do smartphone, tirando partido dos sensores True Depth do iPhone que, caso detetem alguma imprecisão nos tons registados, ajudarão a Apple TV a corrigir o perfil de cores aplicado. Isto permitirá à Apple TV ajustar os tons apresentados na televisão para os melhores resultados possíveis.

E se até ao momento este truque escondido só estava disponível - após o evento Spring Loaded - para as gerações mais recentes - as Apple TV 4K - de acordo com o relato da publicação 9to5Mac, esta calibração também estará disponível para gerações anteriores.

Segundo a sua investigação, também a Apple TV HD, a geração de 2015, poderá fazer este acerto de cores. Para os utilizadores destas caixas de televisão (box TV) será uma mais-valia, mesmo para quem tiver estas versões mais antigas do produto.

O tvOS 14,5 alarga esta opção até à Apple TV HD de 2015

Apple TV iPhone
As instruções são apresentadas sucintamente no iPhone.

Para tirar proveito deste truque precisarão de ter instalado o tvOS 14.5 - a chegar na próxima semana. De igual modo, necessitam de um iPhone que já tenha o Face ID e o sistema operativo iOS 14.5 - também a chegar na próxima semana.

Verificando-se estes requisitos será então possível calibrar as cores da televisão com recurso ao iPhone.

A Apple descreve este "truque" nos seguintes moldes:

"Através de um processo inovador de calibração de cor, a Apple TV opera com o iPhone e os respetivos sensores para melhorar a qualidade de imagem apresentada. A Apple TV usa o sensor de luz do iPhone para comparar o equilíbrio de cores com os parâmetros definidos pela indústria e padrões usados pelos cinematógrafos de todo o mundo. Usando estas informações, a Apple TV cuida automaticamente da saída de vídeo para entregar as cores mais certas e melhorar o contraste apresentado. Isto sem os utilizadores terem que ajustar as definições do ecrã do televisor em si".

O processo de calibração é rápido e os resultados são notórios

iPhone Apple TV
Antes e Depois da calibração de cores automática pela Apple TV.

O processo de calibração de cores deve seguir estes passos:

  • Desbloquear o iPhone
  • Aceder ao menu de Definições da Apple TV - Aceder a Vídeo e Áudio - selecionar Equilíbrio de Cores
  • Seguir as instruções apresentadas pela Apple TV
  • Colocar o iPhone na posição indicada para que proceda à análise com os sensores True Depth
  • A Apple TV calibrará assim o equilibro de cores da televisão

Por fim, como indicou a equipa da 9to5Mac, o procedimento não funciona em televisões com Dolby Vision.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.