O que se passou na primeira apresentação no WWDC da Apple?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 4 min.

Se não tinha um Mac ou qualquer tipo de iOS, para assistir ao vivo deve ter sido uma dor de cabeça! Infelizmente não nos foi possível fazer algo online, sem quebrar os Direitos auditorias da apple e todos sabemos como a Apple funciona para processar alguém!

Tivemos live updates no nosso facebook, já não foi mau! Mas vamos deixar de paleios e rodeios... O que aconteceu afinal? vamos lá.

Tim Cook pelas 18h no dia 2 de junho GMT saltou no palco e começou a falar.. Ai e tal isto e aquilo, incredible isto amazing aquilo... Ya, essa história já sabemos manda o que interessa, pensou qualquer pessoa no público ou mesmo a ver online!

Embora Tim Cook seja o "manda-chuva" a maior parte da apresentação foi dada por Craig Federighi.

O primeiro assunto na mesa foi o novo Mac OS X, Yosemite como as montanhas ( ou como o meu desenho-animado preferido Yosemite Sam).

Tivemos excelentes implementações e actualizações no interface do OS X, com uma barra de tarefas idêntica ao iOS 7, e uma barra de Menu (barra de cima) com a possibilidade de mudar de cor para escura com excelentes pormenores de transparência. O Spotlight do OS X foi também modificado com algo mais agradável e concreto. Com pesquisas não só no PC mas também na internet. Barra de notificações foi também melhorada com a possibilidade de introduzir Widgets e com noticias de "hoje" como relógio, calendário e stock. No meio de muitas "pequenas" actualizações" a mais relevante é o facto de puder atender e fazer chamadas no seu MAC, sem ter de isso procurar o seu telefone.

Isto são algumas das interessantes alterações no MAC, na minha opinião, claro que virão Apple fãs marrar com o meu santo juízo dizendo que falta isto e aquilo... Sim é capaz de faltar? É relevante para mim? -Não!

Relativamente a iOS. Não poderia desapontar mais! Com a Apple a fazer aquilo que tanto critica! Copiar os outros! Sempre achei a apple com uma ideia concreta daquilo que queria, sem para isso recorrer a ideias de terceiros. Até hoje!

Não digo que não é um update interessante, é, mas vai contra tudo aquilo que eu acreditava na Apple! Tim Cook referiu que não sei quantos milhões mudaram de android para iOS que que " certamente se enganaram quando compraram android", mas a verdade é que a apple está agora a "copiar" aquilo que outros tem criado.

Por exemplo Google Now, aquilo que mais gosto no google Now além das excelentes notificações que me dá mesmo sem pensar nisso é a brincadeira que tenho com a aplicação. Estou eu na rua sem paciência para escrever ou um frio desgraçado ou sei lá tantas foram as situações... e digo, " Ok Google Now" e pumba tenho o gajo a interagir comigo! Agora a Apple tem o, "Hey Siri".

Tanto amigos Apple fãs gozaram com o OK google Now, agora vou ter que os aturar, um ano depois de ter isso, dizerem, " já viste isto? Hey Siri....". Ok isto foi uma excelente característica do novo iOS 8, que infelizmente não me trás nada de novo!

Outra evolução foi o "carregue para falar" embutido nas mensagens. Não sabe do que falo? Abra a app Whatsapp e mande uma mensagem de vós. Ok é isso! Ups! Whatsapp criou, Apple copiou! Não digo que não seja bom! É excelente, no entanto vai contra os ideais que Apple tanto fala em tribunais!

Uma outra coisa interessantes que Apple copiou foi a resposta imediata nas notificações, que dou valor e gosto de ter no meu telefone; mal a mensagem chega, na mesma notificação, tenho a possibilidade de responder de imediato! Gostei do facto de ter feito o mesmo para o post no facebook e pode colocar de imediato LIKE sem ter de entrar na App! ( Isso não copiado)

Outra evolução para este novo iOS 8 é o teclado ( copiado pelo swiftkey) com inteligência artificial, dando futuras palavras que possam encaixar no seguimento da frase, tendo possibilidade de memorizar as suas mais utilizadas, falando de teclados, pelo que entendi podem agora instalar teclados externos a Apple.

Agora as Apps na Apple Store podem conter videos DEMO, ( FINALMENTEEEE), e uma das coisas que achei bastante piada foi no Bundle de apps. Um user comprar apps em bundle fazendo um desconto quando assim o faz!

A Apple mandou ainda cá para fora o tão falado Healthbook, e é uma autentica desilusão! Pensava eu que poderia trazer um novo hardware e tal... P'ra bem era! Resumindo, aquela app liga com determinadas clinicas com parceria com a Apple e as pessoas quando vçao à clinica aquilo faz update na sua app. Melhora ainda a comunicação de Dr. com paciente.

Agora se isto é bom? Ya, bem fixe. Util para portugas ou brazucas? Népia! Tou mesmo a ver a Clinica do Dr. Jerbásio fazer parceria com a Apple pa mandar os dados para a app.

Por fim a Apple criou uma linha de código para desenvolvedores ( faço vénia) e torna assim fazer apps mais simples e rápido com menos escrita e mais acção.

Concluindo, no meio de tantas coisas não as posso referir todas neste post. Fico triste da Apple deixar o seu idealismo de lado para fazer algo que tanto critica.

O iOS 8 sai para desenvolvedores hoje, por isso mal instalemos vamos dar as melhores features em video!

Fiquem atentos!

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.