A Samsung está a ter dificuldade em encontrar o preço indicado para cada um dos modelos do Galaxy S23.
As vendas menos boas do Galaxy S22 e o sucesso da série Galaxy A estão a trocar as voltas à gigante sul-coreana. E o sucesso de vendas dos modelos avançados da Apple podem obrigar a Samsung a aumentar os preços dos modelos da sua nova série premium.
Sucesso de vendas do iPhone 14 Pro Max pode obrigar Samsung a aumentar preços do Galaxy S23
Notícias recentes deram conta de que a Samsung não vai conseguir atingir a meta dos 30 milhões de unidades vendidas na sua série Galaxy S22 antes da chegada dos Galaxy S23. As mesmas fontes indicam que as vendas da Samsung desaceleraram e que a principal fonte de receita foi a série Galaxy A, mais acessível.
Tudo somado e o resultado é os lucros da Samsung a sofrerem as consequências. Uma agência sul-coreana avança mesmo que a receita da área móvel da Samsung terá aumentado 13,3% no terceiro trimestre face ao ano anterior. Mas o lucro operacional caiu em 3,6%.
Os resultados financeiros da empresa estão também a ser afetados pelo aumento dos custos dos componentes e, por essa razão, os modelos mais acessíveis não são tão lucrativos como antes.
Ora a nova série Galaxy S23 terá componentes mais caros, desde logo a começar pela versão personalizada do processador Snapdragon 8 Gen 2. Nesse sentido, se a Samsung mantiver os preços iniciais utilizados com os Galaxy S22, a sua margem de lucro desce de forma vertiginosa.
Por outro lado, o sucesso de vendas do iPhone 14 Pro Max, o modelo mais avançado e mais caro da Apple, está também a pressionar a Samsung a aumentar o custo de cada modelo da sua próxima série premium.
Mais ainda depois de terem surgido notícias de um modelo iPhone 15 Ultra que poderá chegar com um valor nunca antes praticado pela Apple.
Com todos estes fatores em mente, a Samsung pode optar por seguir a estratégia da Apple e aumentar o custo dos modelos da nova série Galaxy S23, especialmente da variante mais avançada Galaxy S23 Ultra.
Parece que a estratégia da Apple aplicada aos preços pode tornar-se uma tendência e levar as suas rivais a dar o mesmo passo. A Xiaomi já o começou a fazer com os seus modelos topo de gama e a Samsung está a pensar seriamente nisso.
Editores 4gnews recomendam: