O iPhone 15 foi lançado na passada terça-feira, 12 de setembro, e prepara-se para chegar às mãos dos primeiros compradores nos próximos dias. Numa geração sem grandes novidades de destaque, a introdução da porta USB-C para carregamento acabou por ser um dos grandes destaques.
Por imposição da União Europeia, a Apple abandonou a porta Lightning que caracterizava os seus smartphones. Assim, os utilizadores podem usar o mesmo cabo para carregar o seu iPhone, iPad, Mac ou um smartphone ou tablet Android. O facto de os iPhone agora usarem USB-C, também traz a possibilidade de carregarem de forma reversa (por cabo e não sem fios) outros dispositivos.
Carrega outros dispositivos com o teu iPhone por USB-C mais rápido
Caso não saibas, a porta Lightning tinha uma potência de saída de apenas 0,3 W. No entanto, nos iPhone 15 podes contar com potência de saída até 4,5 W para carregar outros dispositivos. Visto assim pode não parecer muito, mas não é algo concebido para fornecer energia ao teu Xiaomi que carrega a 120 W.
Por exemplo, podes usar a porta USB-C do teu iPhone para carregar a caixa dos teus AirPods ou o teu Apple Watch sem problemas. Esta também consegue fornecer energia a um disco externo que seja ligado ao equipamento.
Velocidade de transferência de dados dos iPhone 15 Pro chega aos 10 Gbps
A porta USB-C também coloca a porta Lightning num bolso no que diz respeito a velocidade de transferência de dados. Nos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, que possuem USB-C 3.2 Gen, as velocidades de transferência podem chegar 10 GB por segundo, se usares o cabo correto.
O único senão é que a Apple escolheu colocar uma porta USB 2.0 nos modelos base, iPhone 15 e iPhone 15 Plus. Esses não contarão com velocidades de transferência tão elevadas, embora comecem nos 989 € em Portugal.
Quem comprar um iPhone 15 também pode contar saída de vídeo por cabo compatível com resolução até 4K HDR. Por referência, os dispositivos com Lightning ficavam-se pela saída de vídeo com resolução até 1080p.
Estas são algumas das potencialidades trazidas aos smartphones, cuja velocidade de carregamento também vai seguramente aumentar. Na apresentação, a Apple apenas revelou que estes carregam até 50% em 30 minutos, pelo que apenas quando os mesmos foram testados saberemos os números concretos.
Editores 4gnews recomendam: