A Samsung lançou o Galaxy A55 no início de 2023, no entanto, já estará a trabalhar no seu sucessor, o Galaxy A56. Recentemente, o modelo apareceu na base de dados IMEI, indicando que o lançamento não está muito distante. Com o nome “Galaxy A56 5G” e o número de modelo SM-A566B/DS, o novo smartphone promete trazer melhorias tecnológicas significativas.
O "coração" do novo modelo - O processador Exynos 1580
Espera-se que o Galaxy A56 venha equipado com o novo processador Exynos 1580, que, de acordo com a comunidade da Samsung, estará munido de núcleos Cortex-A720 e Cortex-A520, bem como uma GPU Xclipse 540. Além disso, este processador possui uma NPU atualizada, com capacidade de utilizar Galaxy AI - tornando-o assim num forte competidor do Exynos 2100, o chipset encontrado em alguns dispositivos topo de gama da Samsung.
A arquitetura 1+3+4 do novo chip sugere um foco no desempenho, superando o modelo anterior Exynos 1480, que utilizava uma configuração 4+4. Nos testes do Geekbench, o novo Exynos já apresentou boas pontuações, com 1046 no teste single-core e 3578 no teste multi-core, com base na versão 15 do Android. No entanto, só os testes práticos irão revelar o verdadeiro potencial desse chipset.
O display e a câmara do novo gama média da Samsung
Em termos de display, ainda não se sabe exatamente quais serão as mudanças, no entanto, espera-se que mantenha a qualidade de seu antecessor - no caso de não haver, este terá uma tela Super AMOLED FHD+ de 6,6 polegadas, capaz de alcançar até 1000 nits de brilho, o que significa que funciona bem até em condições de luz solar direta.
O Galaxy A55 possui uma configuração de câmara bastante sólida, com um sensor principal de 50MP, uma lente ultrawide de 12MP e uma lente macro de 5MP. A câmara frontal é de 32MP. A expectativa é que o A56 mantenha ou melhore esses recursos, seguindo a tendência da Samsung de entregar uma qualidade de imagem consistente nos seus dispositivos de gama média.
Enquanto o resto dos detalhes ainda permanecem em segredo, é notável que a Samsung está a preparar-se para lançar um sucessor muito competitivo ao A55. O desempenho do Exynos 1580 será um ponto-chave para diferenciar o Galaxy A56 da concorrência e, possivelmente, influenciar o mercado no próximo ano.