O controlo é teu! Microsoft Edge permitirá que decidas quanta RAM ele usa

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

A Microsoft está a trabalhar numa nova funcionalidade para o navegador Edge que deve agradar a muitos utilizadores. Em breve, o browser vai permitir que limites a quantidade de memória RAM que ele utiliza do teu computador.

Nova funcionalidade parece ter sido criada para jogadores de PC

microsoft edge ram
Navegador Microsoft Edge pode lançar nova funcionalidade em breve (Imagem. Shuttertock / monticello)

A informação foi encontrada pelo leaker Leopeva64, que partilhou capturas de ecrã de uma nova secção de definições nas versões de teste do navegador. Nas imagens, publicadas na rede social X, é possível ver um controlo deslizante através do qual o utilizador pode limitar a quantidade de RAM a que o Edge tem acesso.

Uma configuração nas versões Canary do Edge permite essa limitação de RAM especificamente para quando o utilizador está a jogar no PC ou o tempo todo. Isso parece indicar que a nova funcionalidade foi desenvolvida a pensar nos jogadores. Entre as opções, é possível variar a quantidade de RAM em uso entre 1 GB e 16 GB.

A new section on the Settings page could let you control how much RAM Edge can use, you can also choose whether this control is activated only when you are playing a game or always:https://t.co/YiCu5igL0U pic.twitter.com/pE29PI6FfR

— Leopeva64 (@Leopeva64) 27 de março de 2024

É importante destacar, contudo, que a própria Microsoft alerta que "definir um limite baixo pode afetar a velocidade do navegador", conforme apontou a página The Verge. Ainda num período de testes nas versões Canary do Edge, a nova funcionalidade ainda não tem data de lançamento.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.