BQ Aquaris X5A BQ tem sido uma verdadeira caixinha de surpresas em 2015. Desde que apresentou a sua gama Aquaris M, equipamentos que já tivemos oportunidade de testar,  tem vindo a revelar um espírito inovador, reformulando a sua imagem e solidificando a sua posição como uma das principais escolhas no mercado dos smartphones de gama média ao oferecer uma excelente relação Qualidade/Preço.

Depois de ter ficado agradavelmente surpreendido com o Aquaris M5, uma sólida escolha para equipamento diário, apercebi-me que a BQ tem demonstrado uma vontade em diversificar o software dos seus equipamentos. Desde o BQ Aquaris E4.5 Ubuntu Edition, o primeiro sinal de que a marca estava a expandir os seus horizontes, até ao recente BQ Aquaris A4.5 que introdiu a plataforma Android One no mercado ibérico. Os sinais são óbvios, a marca está a inovar, tanto em software como hardware e pode ser que em breve o BQ Aquaris X5 se junte ao leque de smartphones com a plataforma Cyanogen OS.

Esta informação chega-nos através do pessoal do elandroidlibre(fonte) que, por sua vez, a obteve a partir de uma fonte anónima e segundo consta, a marca estará a construir um BQ Aquaris X5 com a plataforma Cyanogen OS. Seria assim uma forma da Cyanogen 12.1, baseado no Android 5.1.1 Lollipop, marcar presença no mercado ibérico e mais uma opção de escolha entre iOS e Android convencional.

   

Relativamente ao BQ Aquaris X5, este seria um smartphone de gama média-alta ou gama média premium cuja construção seria em plástico policarbonato mate com alguns realces metálicos e uma câmara de 13 MP, um sensor da Sony. O processador deste BQ Aquaris X5 seria um Snapdragon 617, o novo SoC  64-bits da Qualcomm,um octa-core com velocidades até 1.5 GHz, acompanhado pela gráfica Adreno 405.

O BQ Aquaris X5 deverá custar entre 250 a 400€ e apesar de não podermos garantir a veracidade destas informações, as fotos parecem ser reais, tratar-se-à certamente de um protótipo que está em fase de testes e desenvolvimento que poderá ser apresentado pela marca num futuro próximo.

Será que desta parceria entre a Cyanogen e a BQ surgirá um concorrente aos novos Google Nexus com este BQ Aquaris X5?
Ps: Obrigado Nuno Nunes pela dica.

Talvez queiras ver:

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).