O Android 14 já chegou. Vem conhecer o futuro do software da Google

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

Seguindo a tradição dos anos transatos, a Google acaba de disponibilizar a primeira versão de testes do Android 14. A nova iteração do seu sistema operativo chegou finalmente e é tempo de ficarmos a conhecer com maior pormenor as suas novidades.

A versão hoje disponibilizada do Android 14 é a sua primeira Delevoper Preview. Com efeito, trata-se de uma compilação destinada sobretudo a programadores para que estes possam já adaptar as suas apps ao futuro do sistema operativo da Google.

Android 14 desenhado para suportar mais formatos e mais equipamentos

Com a disponibilização da primeira versão de testes do Android 14 são também reveladas as suas primeiras novidades. Com efeito, sabemos agora que esta nova versão receberá uma maior otimização para vários formatos de dispositivos.

Android 14

Trabalhar em vários equipamentos e dimensões é um dos grandes objetivos da Google com o lançamento do Android 14. Segundo a empresa norte-americana "o Android 14 baseia-se no trabalho feito no Android 12L e 13 para dar suporte a tablets e formatos dobráveis".

Com o expectável regresso da Google ao mercado dos tablets e o seu primeiro smartphone dobrável, é apenas lógico que a empresa queira otimizar o seu software para esses formatos. Esforços que beneficiarão as restantes marcas com presença assídua nestes segmentos.

Já no que concerne ao funcionamento entre vários equipamentos, a Google esforçou-se para desenvolver uma melhor simbiose entre todos os produtos que corram o Android 14. Em especial no setor do áudio, com suave transferência de som entre as várias plataformas.

Maior foco na acessibilidade

O segmento da acessibilidade é outro dos focos da Google com desenvolvimento do Android 14. Sabemos já que será possível aumentar ainda mais a dimensão do texto apresentado no smartphone.

Com o Android 13 é possível aumentar em até 130% a dimensão do texto. Já com a implementação do Android 14, esse limite passa para os 200%.

Novos reforços para a privacidade e segurança dos utilizadores

Seguindo a tendência dos últimos anos, o setor da segurança volta a receber a atenção da Google. Com o Android 14, a empresa impõe um novo limite mínimo para a instalação de novas aplicações nos smartphones.

O limite mínimo passa a ser o targetSdkVersion 23, o que significa que qualquer aplicação que não seja compatível com o Android 6 não poderá ser instalada num smartphone com Android 14. No entanto, é importante salientar que caso atualizes o teu equipamento para a nova versão com apps abaixo deste limite, elas continuarão a funcionar.

A Google justifica este limiar alegando que uma boa fatia de apps com malware usa um targetSdkVersion 22. Isto para evitar serem submetidas ao novo modelo de permissões para tempo de execução.

Certamente mais novidades serão adicionadas nos próximos meses e algumas das que agora elencamos podem ser alteradas até ao lançamento da versão final do Android 14. Portanto, teremos de prestar atenção à evolução deste sistema operativo nos próximos meses.

Os modelos suportados pela primeira versão do Android 14

  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 6
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 6a
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro

A versão final e estável do Android 14 está prometida para agosto de 2023 ou mais tarde. Até lá, teremos a fase developer preview a decorrer até março e a fase beta entre abril e julho.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.