Nvidia RTX 3060 ainda não foi lançada mas loja portuguesa já a vende pelo dobro do preço

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

A placa gráfica Nvidia RTX 3060 tem lançamento marcado para o próximo dia 25 de fevereiro e a fabricante já anunciou um preço que deve rondar os €329. No entanto, o GPU pode ficar bem mais caro que o inicialmente suposto, já que várias retalhistas estão a listar a RTX 3060 com um preço bem acima do recomendado pela Nvidia.

A PCDiga, loja portuguesa dedicada ao comércio de hardware informático e todo o tipo de tecnologia, é uma das lojas que listou a RTX 3060 com um preço bem acima do PVP.

A listagem foi entretanto retirada do seu website mas enquanto lá esteve pudemos ver este novo GPU com um preço semelhante ao da RTX 3060 Ti, placa superior em termos de desempenho.

PCDiga listou a RTX 3060 com preço bem acima do recomendado pela Nvidia

RTX 3060
Captura de imagem da listagem da RTX 3060 na PCDiga

Pelo que percebemos esta prática tem sido recorrente em várias lojas europeias da especialidade, que estão a subir o preço da placa gráfica que ainda nem foi lançada em valores que chegam aos 75%.

Como podemos ver na imagem em cima, a RTX 3060 mais barata está com um preço de €490, consideravelmente acima do valor proposto pela fabricante e em algumas instâncias mais do dobro do sugerido pela Nvidia.

Mesmo com a carga de impostos que existe em Portugal, estamos perante um valor excessivamente alto e que prejudica os consumidores interessados em adquirir uma unidade.

A própria Nvidia admitiu que dificilmente esta placa gráfica seria vendida pelo seu preço recomendado devido à escassez de stock e excesso de procura.

RTX 3060 é mais uma vítima da escassez de stock

Será expectável que o stock seja muito escasso especialmente durante a primeira metade de 2021, fruto dos constrangimentos relacionados com a pandemia da Covid-19 e dos efeitos do Ano Novo chinês na produção.

Aproveitando a atual situação são várias as lojas que estão a cobrar bem mais por alguns dos produtos mais procurados da atualidade, aumentando de sobremaneira as suas margens de lucro.

Ao consumidor resta esperar que a situação normalize ou pagar um valor superior ao esperado para ter acesso a este e outros produtos afetados pelos condicionalismos atuais.

Editores 4gnews recomendam:

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.