Nvidia combate escassez de placas gráficas com modelos menos recentes

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Não está fácil para ninguém conseguir comprar novas placas gráficas, em especial a linha RTX 30 da Nvidia. Além da escassez de produção em muito derivada à pandemia, adiciona-se também o fenómeno da mineração de criptomoedas.

Perante estes desafios, a Nvidia tomou uma decisão bastante curiosa. Numa tentativa de suavizar a escassez de placas gráficas no mercado, a marca voltará a comercializar as GeForce RTX 2060 e a GTX 1050 Ti.

Nvidia GeForce RTX 2060 e GTX 1050 Ti estão de regresso ao mercado

A decisão foi confirmada à PCWorld, indo ao encontro de vários rumores que já circulavam pelos meios ligados ao tema. Confrontada com a impossibilidade de satisfazer a procura atual, a Nvidia colocará novamente no mercado estes dois modelos.

A Nvidia refere que não se trata de um reavivar destas gráficas uma vez que considera que elas não chegaram ao fim da sua vida. Assim sendo, a empresa enviará em breve novas unidades das RTX 2060 e GTX 1050 Ti para os seus parceiros.

Muitos poderão questionar a decisão de trazer novamente para o mercado a GTX 1050 Ti., lançada no já longínquo 2016. No entanto, importa notar que a decisão tomada pela Nvidia não foi ao acaso, tendo sido bem equacionada pela empresa.

Em primeiro lugar, a GTX 1050 Ti utiliza um módulo de memória GDDR5 e não o GDDR6, este vítima de uma gritante escassez. Em segundo lugar, este modelo afasta-se do fenómeno da mineração de criptomoeadas pelo facto de possuir apenas 4GB de memória.

Renascer da GTX 1050 Ti será o ideal para os gamers menos exigentes

Em altura de pandemia, com confinamentos em vários países, multiplicam-se os hobbys para passar o tempo. Um dos beneficiados com este fenómeno é o setor gaming, com muitos novos jogadores a entrarem no mercado e com outros a regressarem ao ativo.

Nestes casos, é possível que muitos possuam um computador menos preparado para essa atividade ou que não desejem os gráficos mais potentes. Para estes, a GeForce GTX 1050 Ti afigura-se como uma proposta irresistível.

Desde logo pelo seu preço bem mais acessível que alguns modelos mais atuais. Os que querem apenas queimar algumas horas enquanto permanecem em casa, estão mais preocupados com a exequibilidade de alguns jogos do que com os gráficos mais potentes.

A esta equação soma-se ainda o menor consumo energético desta gráfica, fixado nos 75W. Isto significa ainda que a GTX 1050 Ti dispensa um conector direto à fonte de alimentação, ou seja, é só ligar ao slot PCIe e começar a jogar.

Ficou por esclarecer quando estes modelos estarão novamente disponíveis para compra. A perspetiva é de que a Nividia comece a distribuir estes modelos rapidamente aos seus parceiros, com vista a uma rápida chegada às lojas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Nvidia RTX 3080 Ti chega em abril com configuração surpreendente
  • Apple: atualização para macOS Big Sur pode causar danos irreparáveis!
  • Sentes falhas na rede elétrica? Talvez a culpa seja da mineração de Bitcoin!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.