Nvidia RTX 3060 12GB: lançamento está iminente, mas não vais poder comprar!

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 1 min.

A Nvidia anunciou a RTX 3060 12GB com lançamento marcado para o final do mês de fevereiro, e confirma-se agora que a nova placa gráfica será mesmo disponibilizada no próximo dia 25. Espera-se que este novo GPU tenha um preço de $329, algo que deve aproximar-se mais dos €400 em Portugal.

Como vem já sendo hábito, a procura deve exceder largamente a oferta e por esse motivo será muito difícil pôr as mãos numa RTX 3060 12GB nos próximos tempos.

Apenas a RTX 3090 24 GB tem mais VRAM do que RTX 3060 12GB

Este novo GPU da Nvidia oferece maior capacidade de memória gráfica VRAM do que todas as outras placas gráficas da Série 30 com a exceção da RTX 3090 24 GB.

Enquanto placas como a RTX 3060 Ti, RTX 3070 e RTX 3080 colocam à disposição do utilizador maior largura de banda de memória esta RTX 3060 foca-se na capacidade de memória para o tratamento de dados de videojogos.

Esta especificidade faz com que seja alvo preferencial de criadores de conteúdos, especialmente os que desejam executar tarefas pesadas de edição de vídeo mas dispõem de orçamentos mais constrangidos.

Scalpers e escassez de stock devem impedir a compra normalizada

Como sempre os vários parceiros da Nvidia terão liberdade para colocar no mercado versões alteradas deste GPU, algumas com maior velocidade de relógio ou capacidade de overclocking graças a sistemas de refrigeração avançados.

Infelizmente, a escassez de stock e a atividade dos grupos que se dedicam à compra de unidades para revenda a preços exorbitantes deve dificultar o acesso do comum utilizador à RTX 3060 12GB.

A jogar a favor da RTX 3060 12GB está o facto de não ser tão eficiente na mineração de criptomoedas, senão seria virtualmente impossível adquirir uma tão cedo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Nvidia RTX 3080 Ti chega em abril com configuração surpreendente
  • Razer Huntsman V2 Analog review: à caça da perfeição
  • Produtos gaming IKEA com selo Asus ROG já têm previsão de chegada a Portugal!
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.