A Adobe atualizou recentemente os Termos de Serviço dos seus programas Photoshop e Subtance 3D. Ao analisar com alguma atenção aquilo que muda, nota-se que a empresa quer aceder aos projetos dos seus utilizadores.
Tal como alguns utilizadores referem nas redes sociais, este é um tipo de spyware que permitirá à Adobe vigiar aquilo que estamos a desenvolver. Uma realidade que, obviamente, caiu mal junto da sua comunidade.
Adobe quer acesso ilimitado aos projetos dos seus utilizadores
Numa das alíneas dos novos Termos de Serviço do Photoshop podemos ler que a Adobe quer aceder aos conteúdos dos utilizadores por via automatizada ou manual. Justifica esta medida como forma de "revisão de conteúdos".
Como seria de esperar, esta alínea gerou grandes desconforto junto daqueles que usam estas ferramentas criativas. Sobretudo quem trabalha com conteúdos sujeitos a sigilo, algo que pode ser facilmente quebrado com esta "espionagem" por parte da Adobe.
Aprofundando um pouco mais esta matéria, vemos que a Adobe quer ainda analisar o trabalho dos utilizadores com técnicas de machine learning. Ou seja, ela poderá usar os conteúdos de profissionais ou entusiastas para treinar modelos de Inteligência Artificial.
Já na secção 4.2 dos novos Termos de Serviço da Adobe podemos ler que a empresa terá licença para "usar, reproduzir, exibir publicamente, distribuir, modificar, criar trabalhos derivados baseados em, executar publicamente e traduzir".
Tal como avança a publicação 80 level, foi ainda descoberto que não é possível desinstalar o Photoshop sem aceitar os novos Termos de Serviço. E a Adobe refere ainda que mesmo que recuses os novos Termos de Serviço, ela poderá analisar o teu conteúdo em "circunstâncias limitadas".
Empresa já veio a público negar acusações de espionagem
Perante a revolta que se gerou nas redes sociais, a empresa não demorou a responder ao assunto. Jérémie Noguer, diretor de produto do Substance 3D, diz que a Adobe não irá analisar o conteúdo dos utilizadores de forma alguma.
Na sua declaração, o executivo refere ainda que não vê justificação para tal prática. Ele diz que se tal se verificasse, grandes empresas não pensariam duas vezes antes de abandonar os produtos da Adobe.
Apesar desta tentativa de acalmar os ânimos, a confiança dos utilizadores encontra-se ferida. Os novos Termos de Serviço da Adobe, tal como publicados originalmente, criaram um problema de confiança entre a empresa e os utilizadores que será difícil de ultrapassar.