Novos Macbook´s poderão adotar processadores próprios da Apple

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Até ao final deste ano a Apple irá ainda apresentar a sua nova linha de equipamentos do seu segmento de informática. Os novos Macbook deverão ser apresentados ainda este mês, embora não saibamos ainda em que data específica tal deverá ocorrer.

Vê também: Homem entra na Apple Store para destruir uma quantidade de iPhones

Estes novos portáteis são já vitimas de rumores e especulações há bastante tempo, sendo que alguns afirmam que alguns modelos poderão mesmo chegar com um ecrã de 5K e os novos Macbook Pro possuirão uma barra de funções com ecrã tátil OLED, que mudará consoante o contexto do próprio software.

Mas hoje olharemos mais atentamente para o interior destes futuros equipamentos, mais especificamente para o motor de toda a potência que caracteriza estes portáteis, o seu processador. Tudo parece indicar que os Macbook deste ano deverão abandonar os processadores da Intel e adotar os processadores da casa, os Apple Ax.

Esta conclusão é oriunda de uma pequena porção do código fonte do novo macOS Sierra, na qual podemos ver a referência à arquitetura ARM, mais concretamente a um "ARM Hurricane". Este nome de código vai de encontro a outros que têm apelidado as gerações anteriores dos processadores da Apple, dando então a entender que este possa ser um novo processador ainda por anunciar ou até mesmo a migração do novo Apple A10 Fusion para este segmento.

A credibilidade desta última afirmação está no facto de recentes benchmarks colocarem o processador do novo iPhone 7 lado-a-lado com os Intel Core M que costumam ser utilizados nos Macbook.

Outra das novidades do novo macOS Sierra é a sua capacidade de converter automaticamente as suas aplicações entre plataformas, tornando assim mais simples o processo de transição entre processadores, libertando os desenvolvedores de reescreverem as suas aplicações.

A confirmar-se, este será mais um passo claro na direção de uma independência total por parte da Apple no que aos seus equipamentos respeita e por conseguinte numa melhor harmonização dentro deste fantástico ecossistema.

Talvez queiras ver:

iPhone 8 deverá possuir um corpo em vidro e laterais em metal nos modelos de topo

Nokia D1C passa na Geekbench com Android 7.0

“Messenger Day” é a segunda carta do Facebook contra o Snapchat

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.