Novos MacBook Pro terão o melhor ecrã de sempre dos computadores Apple

Carlos Oliveira
Comentar

A Apple anunciou hoje a realização do evento Unleashed para a próxima segunda-feira, 18 de outubro. Embora a empresa não tenha confirmado o teor desse evento, é quase certo que o mesmo será protagonizado pelos novos MacBook Pro.

A poucos dias desse acontecimento, temos uma informação muito interessante acerca do ecrã dos novos MacBook Pro. Tudo indica que os novos portáteis terão o mesmo ecrã do iPad Pro.

MacBook Pro com ecrã mini-LED e taxa de atualização de 120 Hz

Os dados são revelados pelo analista de ecrãs Ross Young e apontam para a inclusão de uma taxa de atualização de 120 Hz. A isto soma-se a utilização da tecnologia mini-LED amplamente defendida por outros analistas ligados ao mundo Apple.

Yes, new 14" and 16" MacBook Pro's will have miniLEDs and we believe they will also be 120Hz refresh.

— Ross Young (@DSCCRoss) 12 de outubro de 2021

Isto será possível porque a Apple irá utilizar a mesma tecnologia empregue nos iPad Pro. Os fornecedores serão os mesmos e as tecnologias associadas também, resultando no melhor ecrã de sempre num MacBook.

Se a inclusão do ecrã mini-LED era já dado quase como garantido, a surpresa recai sobre a sua taxa de atualização de 120 Hz. Tal como sucede no iPad Pro e mais recentemente nos iPhone 13 Pro, teremos ecrãs ProMotion também nos portáteis da Apple.

Resta saber o intervalo de atualização a que os novos MacBook Pro terão direito. Esse pormenor foi omitido por Ross Young, mas considerando que terá a mesma tecnologia do iPad Pro espera-se que oscile entre os 24 Hz e os 120 Hz.

MacBook Pro

Isto significa que ecrã atualizará 24 ou 120 vezes por segundo consoante o conteúdo que estiver a ser mostrado. Para o utilizador, resultará numa experiência de visualização mais fluída quando o ecrã atingir a sua taxa de atualização máxima.

Segundo os vários rumores, serão apresentados dois modelos com 14 e 16 polegadas de ecrã. Além de um melhor aproveitamento do corpo no modelo menor, teremos a transição para os processadores Apple Sillicon.

Tudo indica que será introduzido o M1X, dotado de 10 núcleos de processamento e 16 ou 32 núcleos gráficos. Será um salto relevante face ao atual M1 que encontramos no MacBook Pro de 13 polegadas e no MacBook Air.

Todos os pormenores serão esclarecidos aquando da apresentação destes computadores. O evento arrancará às 18 horas de Lisboa e poderás assistir ao mesmo em direto no Youtube, no site da Apple ou na Apple TV+.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.