O mais recente changelog da Mozilla confirma que a versão móvel do Firefox suporta agora uma funcionalidade do Android 14, concebida para consolidar passwords e ferramentas de início de sessão.
Mesmo utilizando gestores de palavras-passe, ter capacidade para organizar todas as credenciais de início de sessão requer muito controlo por parte do utilizador.
Neste sentido, os browsers têm vindo a percorrer um longo caminho, de forma a tornar este processo mais fácil.
Recentemente, foi a vez da Mozilla lançar uma melhoria para o Firefox, com o intuito de o levar ainda mais além que a sua concorrência.
A partir da versão 128 do Firefox, quando se cria uma palavra-passe, o browser consegue passar automaticamente estes dados para um gestor de credenciais - mesmo que seja uma aplicação de terceiros.
Ainda assim, é necessário que esta app também suporte o Gestor de Credenciais atualizado do Android 14.
No Android 13 e inferior, as chaves de acesso criadas a partir do Firefox só poderiam ser processadas pelo gestor de palavras-passe da Google.
A partir de agora, para os utilizadores de Android 14, o gestor de credenciais do sistema pode transferir as chaves de acesso para aplicações de terceiros, como, por exemplo, o 1Password.
Posteriormente, quando for altura de iniciar sessão numa aplicação ou site, o gestor de palavras-passe irá aparecer para o autenticar e, ao fazê-lo, a sua "chave-mestra" será utilizada para entrar - sem necessidade de inserir a palavra-passe.
Que outras novidades nos traz a versão 128 do Firefox?
O novo suporte de passwords para o Android 14 não é a única novidade desta atualização.
Existe também uma correção para a permissão "Localização Aproximada", que garante que esta funcionalidade execute como pretendido.
Para aqueles que perferem o modo vertical quando ouvem áudios, o Firefox já não muda automaticamente o modo horizontal quando entra em ecrã total.
Por fim, o Firefox respeita agora as preferências do utilizador quando partilha ligações de outras aplicações, deixando de forçar a abertura de páginas na aplicação original se a opção "Perguntar antes de abrir" estiver selecionada.