Novo algoritmo ajudou Google a eliminar 45% mais avaliações falsas em 2023

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

A Google anunciou ontem que um novo algoritmo de machine learning ajudou a remover 45% mais avaliações falsas do que no ano anterior. De acordo com a empresa, o novo algoritmo de revisão é melhor e mais rápido na deteção e remoção de comentários falsos de listagens locais na Pesquisa Google e no Google Maps.

De acordo com os números divulgados pela Google, graças à utilização de machine learning, a empresa foi capaz de bloquear e remover mais de 170 milhões de avaliações que violavam suas políticas em 2023. Além disso, mais de 12 milhões de perfis de empresas falsas também foram removidos ou bloqueados.

Machine learning que deteta padrões de avaliação questionáveis ainda mais rapidamente

Google algoritmo machine learning
Imagem: Google

Conforme explicado em comunicado, a Google recebe "cerca de 20 milhões de contribuições por dia no Maps e na Pesquisa", avaliações que são submetidas a uma rigorosa análise nos seus sistemas de moderação antes de serem publicadas.

"Mas o trabalho não para por aí. Os nossos sistemas monitorizam continuamente o conteúdo contribuído e observam atividades suspeitas ao longo do tempo. No ano passado, lançamos um novo algoritmo de machine learning que deteta padrões de avaliação questionáveis ainda mais rapidamente", explicou a empresa.

Segundo a Google, o novo algoritmo é capaz de examinar sinais de longo prazo diariamente e detetar casos como quando um avaliador deixa a mesma avaliação em vários negócios ou quando um negócio recebe um aumento repentino em avaliações de 1 ou 5 estrelas.

A atualização funciona para detetar tanto casos isolados quanto padrões de ataque mais amplos, que são posteriormente analisados por investigadores humanos. Além de desativar as contas maliciosas, a Google fornece proteções a empresas e indivíduos envolvidos e partilha dicas com os utilizadores sobre como identificar golpes.

O progresso em 2023 com a nova tecnologia

De acordo com a Google, graças à tecnologia atualizada e aos seus analistas qualificados, os progressos para proteger as avaliações dos negócios locais no Google Maps e na Pesquisa foram significativos em 2023. Entre eles, a empresa citou:

  • Graças aos algoritmos de machine learning em evolução, foram bloqueadas ou removidas mais de 170 mil avaliações que violavam as políticas este ano - mais de 45% a mais do que em 2022. Mais de 12 milhões de perfis de negócios falsos também foram removidos ou bloqueados.
  • Foram realizadas melhorias nos algoritmos de moderação de vídeo, como a deteção de números de telefone sobrepostos falsos. Isso ajudou o Google a detetar 14 milhões de vídeos que violavam as políticas em 2023 - 7 milhões a mais do que no ano anterior.
  • Os proprietários dos negócios foram protegidos de mais de 2 milhões de tentativas mal-intencionadas de reivindicar Perfis de Negócios que não lhes pertenciam - mais de 1 milhão a mais do que em 2022. E proteções temporárias foram colocadas em mais de 123 mil empresas depois que os sistemas Google detetaram atividades suspeitas e tentativas de abuso.
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.